Fiscalização de veículos de carga no Rio é realizada para garantir mobilidade

Publicado em 18/08/2015 - 21:50 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Veículos de carga foram apreendidos hoje (18) no Rio de Janeiro, em operação conjunta do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), da Secretaria de Estado de Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e órgãos da prefeitura do Rio.

O objetivo foi fiscalizar os veículos que acessam a região portuária e a área central do Rio. Na ação, dos 26 veículos de carga verificados, sete foram apreendidos e encaminhados para o depósito do Detro, no Caju, zona portuária da capital fluminense.

O coordenador de Fiscalização do Detro, major Ricardo Neto, disse que os agentes verificaram as questões relativas ao cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como a documentação obrigatória e o estado de conservação dos veículos, além de checar o Certificado de Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Carga (CRNTRC) e o documento de embarque da carga. “Existem exigências que são particulares de veículos de transporte de carga. Então, a gente tenta verificar todo esse conjunto de normas para prover um sistema de transportes de cargas mais seguro.”

O secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a ação é muito importante para retirar de circulação os caminhões antigos e sem condições de uso, que têm causado incidentes, tais como o tombamento de carga. Segundo informações do Centro de Operações Rio, desde o início deste ano, ocorreram 38 tombamentos de caminhões e 40 quedas de carga (caminhões, caminhonetes, pick-ups) nas vias da cidade. “Nós não podemos permitir que veículos sem condição de uso, circulando dentro do perímetro da região metropolitana, levem insegurança a outros motoristas. Esses incidentes geram um enorme transtorno no trânsito.”

A ação dos órgãos em parceria é para promover a mobilidade na chegada ao Rio, principalmente, no entorno da região do porto.

De acordo com o secretário, o governo estadual tem estimulado inclusive a renovação da frota, tendo colocado à disposição de empresas e caminhoneiros linhas de crédito e incentivos.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias