Grevistas ocupam prédio do INSS em Brasília

Publicado em 26/08/2015 - 17:22 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Servidores do INSS em greve ocupam o prédio da autarquia, em Brasília. Os empregados protestam contra o desconto dos dias não trabalhados durante a greve. A paralisação já dura 51 dias (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Servidores  do  INSS  ocupam  prédio  da

autarquia  em  BrasíliaElza Fiúza/Agência Brasil

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocupam o prédio da autarquia no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, desde a manhã de hoje (26). Os empregados dizem que é um protesto pelo desconto dos dias não trabalhados durante a greve. A paralisação dura 51 dias e tem a adesão de 80% dos trabalhadores, segundo a federação que representa os empregados.

De acordo com o sindicalista Carlos Roberto Santos, os manifestantes só desocuparão o prédio quando o INSS apresentar uma proposta para os servidores. Ele disse que 400 pessoas ocupam o saguão do prédio. Os grevistas impedem a entrada e a saída de pessoas do prédio.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão um reajuste nos salários de 27%, para repor as perdas salariais desde 2010, a contratação de mais servidores e a incorporação das gratificações, que representam 70% dos salários.

O INSS, por meio da sua assessoria de imprensa, disse que não decidiu se vai se manifestar sobre a ocupação do prédio.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias