Rio é sede de conferência internacional de cartografia

Publicado em 25/08/2015 - 00:08 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Com o tema Mapas Conectando o Mundo, a Conferência Internacional de Cartografia (International Cartographic Conference) ocorre pela primeira vez no Brasil e a sede da 27ª edição do evento é a cidade do Rio. Até sexta-feira (28), cartógrafos, geógrafos, interessados e especialistas vão discutir questões de interesse do setor, mostrarão como se usa a cartografia e suas melhores práticas no dia a dia e apresentarão novas tecnologias e estudos acadêmicos. 

Segundo o diretor de Informações do Instituto Pereira Passos (IPP), Luiz Roberto Arueira, o evento é amplo e diversificado. “Por exemplo, há uma exposição de mapas feitos por crianças, com painéis elaborados por elas, retratando vários temas e locais. No evento, também há uma outra área com  produtos voltados para crianças”, disse. “É uma oportunidade de se conhecer o que tem de mais avançado na cartografia mundial”, completou.

Ele explicou que a cartografia é estratégica e importante em função da melhoria dada à qualidade da informação divulgada ao cidadão. “Quando você vê uma informação representada no território, você consegue verificar tendências e correlações. A informação que não tem referência geográfica é uma informação muito pobre”, informou. Ele afirmou ainda que conhecer o território da cidade é estratégico para que a prefeitura possa estabelecer um planejamento de políticas públicas em diferentes regiões do município.  

Os participantes da conferência acompanharam nessa segunda-feira (24) o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos, denominado Armazenzinho, que contém mapas e informações sobre o Rio de Janeiro para crianças e adolescentes. O projeto apresenta informações e mapas que introduzem a criança na área cartográfica. Além disso, são dadas informações sobre a cidade, que permitem que o jovem comece a entender como a capital fluminense se divide.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias