Rio recebe encontro Brasil-Holanda para troca de ideias sobre museus

Publicado em 12/08/2015 - 13:42 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Fundação Getulio Vargas (FGV) promove hoje (12) o Encontro Brasil-Holanda sobre Gestão de Museus. A partir de exemplos brasileiros e holandeses, serão debatidos durante o evento modelos e práticas de gestão para museus, além de outros equipamentos culturais de interesse público. O encontro é fruto de parceria entre a FGV e a Dutch Culture, um centro de cooperação internacional com sede na Holanda, que organiza ações voltadas para a troca de conhecimento entre os dois países.

O diretor de Projetos da FGV, Cesar Cunha Campos, destacou a importância do discernimento sobre o que é cultura. "Antes de tudo, temos de saber o que é, de fato, cultura e dar o devido valor. Há alguns meses, membros da fundação ficaram bastante impressionados ao visitar a Holanda e os projetos da Dutch Culture. Temos muito o que aprender com eles", disse Campos.

A ministra da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, Jet Bussemaker, valorizou a parceria holandesa com a FGV. Segundo ela, trata-se de “uma colaboração especial para um país rico em cultura". A ministra disse que ficou feliz com o interesse do publico pelo tema. "O auditório estava lotado, o que mostra que há muito para se discutir sobre o assunto."

Para o diretor da Dutch Culture, Cees de Graaff, todos ganham com o intercâmbio de ideias. "A parceria com o Brasil ocorreu por conta da energia do país e, principalmente, pelo interesse dos artistas holandeses na cultura, nos artistas e produtores de conteúdo brasileiros. Tenho certeza de que sairemos daqui com novas experiências, assim como vocês", afirmou de Graaff.

Na programação do evento, estão incluídas palestras, seminários, estudos de caso e uma mesa-redonda para debate sobre espaços públicos, administração privada e governança.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias