Evento sobre medidas sanitárias animal e vegetal reunirá 36 países

Publicado em 31/08/2015 - 21:11 Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse hoje (31) que a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional (Risavia 2015) será um “marco” para a agricultura brasileira. O evento reunirá representantes de 36 países interamericanos, quarta (2) e quinta-feira (3) desta semana, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Na reunião, organizada pelo ministério e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), serão debatidas formas de harmonizar medidas sanitárias e fitossanitárias, com o objetivo de ganhar competitividade no mercado global, de acordo com conversa que a ministra teve na tarde de hoje com o diretor-geral do IICA, Victor Villalobos.

Segundo ela, será uma oportunidade para a agricultura brasileira mostrar o trabalho sério, de defesa animal, que vem sendo feito no país. “Há também outros exemplos excelentes nas Américas, que podem contribuir com todos”, disse a ministra, e destacou a importância de se manter um diálogo “permanente e profícuo” entre todos os países americanos.

Em comunicado distribuído pelo ministério, Kátia Abreu diz que a defesa animal e vegetal é a prioridade de sua gestão. “Com nosso clima tropical favorável a pragas e doenças, priorizamos a sanidade porque entendemos que é a razão de ser do ministério. Realizar esse evento aqui em Brasília significa muito para nós”, afirmou.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias