Vem pra Rua protesta contra criação de cargos para gabinetes de vereadores em SP

Publicado em 04/08/2015 - 15:42 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Integrantes do Movimento Vem pra Rua de São Paulo realizaram hoje (4) um protesto contra a lei que aumenta em 12 pessoas o número de empregados nos gabinetes dos vereadores paulistanos. Em referência à criação das novas vagas, os manifestantes penduraram cabides na grade do prédio da Câmara Municipal, no centro da capital. 

O ato teve início às 13h e, às 14h30, eles iniciaram uma visita aos gabinetes para entregar carta cobrando explicações e um cabide com bonecos de papel.

Empresário, coordenador nacional do Vem pra Rua e porta-voz do movimento em São Paulo, Ricardo Costa criticou as novas vagas, "sobretudo em um momento de crise econômica, com altos índices de inflação e desemprego. "Não são cargos concursados, mas indicados por eles mesmos”, esclareceu. Costa informou que, inicialmente, o grupo quer informações para depois acionar meios legais, como a Justiça. “Queremos entender se realmente são necessários ou se são apenas cabides de empregos”, acrescentou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, as novas vagas não terão impacto no orçamento, pois cada vereador continuará com uma verba de gabinete de R$ 130 mil. Para o vereador Mário Covas Neto, do PSDB, embora tenha votado contra a medida, é preciso avaliar as demandas de cada vereador. "Por exemplo, nos casos em que o parlamentar desenvolve atendimentos fora da Câmara. Para alguns, com trabalho territorializado, talvez haja necessidade.”

Antes da Lei 16.234, de 2015, trabalhavam no gabinete 17 assistentes parlamentares e um chefe de gabinete. Com o acréscimo, o total de empregados ligados aos vereadores subiu para 30. 

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias