Ação da PM deixa mais de 4 mil alunos sem aula em comunidades do Rio

Publicado em 09/09/2015 - 12:27 Por Douglas Correa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Aproximadamente de 4,7 mil alunos da rede pública de ensino do estado e do município do Rio ficaram sem aula hoje (9) pela manhã, devido a uma operação do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar nas comunidades Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, subúrbio do Rio. Por medida de segurança, seis escolas, uma creche e três Espaços de Desenvolvimento Infantil da prefeitura estão sem atendimento no primeiro turno, totalizando 3.405 alunos sem aula.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, outros 992 estudantes de uma escola, uma creche e de um Espaço de Desenvolvimento Infantil no Complexo de Manguinhos também estão sem aula. Em Manguinhos, os alunos deixaram de ir à aula nesta quarta-feira devido à morte ontem (8) do adolescente Cristian Soares Andrade, de 13 anos, durante operação das polícias Civil e Militar, na comunidade. A ação foi para prender quatro pessoas suspeitas da morte de um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O crime ocorreu na Ilha do Governador, em abril. A operação reuniu policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Divisão de Homicídios e policiais militares da UPP.

A Secretaria de Estado de Educação informa que o Ciep 326 - Professor César Pernetta, no Complexo da Maré, suspendeu suas atividades na manhã desta quarta-feira. A escola tem aproximadamente 380 alunos nesse turno. A secretaria ressalta que a direção da unidade escolar tem autonomia para tomar providências para garantir a integridade física e moral de seus alunos, professores e funcionários. Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos.

Ação em andamento

De acordo com a Polícia Militar, homens das unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – Bope, Choque, Batalhão de Ações com Cães e Grupamento Aero-Marítimo agem nas comunidades Nova Holanda e Parque União no Complexo da Maré. Houve confronto. Na Nova Holanda, um homem foi ferido e socorrido ao Hospital Geral de Bonsucesso, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi apreendida uma pistola e um rádio transmissor. Os policiais apreenderam ainda cerca de 30 quilos (kg) de maconha. Já no Parque União, os policiais prenderam um suspeito que tentava sair da comunidade em um táxi. Em outro ponto, os policiais apreenderam no interior de uma casa, um fuzil e duas pistolas. A operação está em andamento.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias