Baixa umidade do ar leva Distrito Federal a estado de emergência

Publicado em 21/09/2015 - 09:30 Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A baixa umidade no DF no fim de semana levou a Defesa Civil a declarar estado de emergência na capital.Entre as recomendações estão suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre (Jose Cruz/Agê

Calor e seca devem continuar até o próximo fim de semana José Cruz/Agência Brasil

A baixa umidade do ar registrada no Distrito Federal no fim de semana levou a Defesa Civil a declarar estado de emergência na capital. O índice mínimo de 11% foi registrado no sábado (19) e ontem (20).

A chegada da Primavera, na quarta-feira (23), será quente e seca, pois, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de pancadas de chuva no DF apenas no próximo fim de semana.

Até lá, a massa de ar seco mantém os dias com muito sol e poucas nuvens, com temperaturas máximas entre 33 graus Celsius (°C) e 34°C e mínimas entre 16°C e 17°C. A umidade relativa do ar deve ficar na faixa dos 14%.

A Defesa Civil do Distrito Federal recomenda cuidados especiais com crianças e idosos. “As crianças estão com o organismo em formação, enquanto que os idosos são mais sensíveis a mudanças bruscas de ambiente. No entanto, o mal-estar causado pela baixa umidade pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária”, informa o órgão.

Entre as recomendações estão suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso do ar-condicionado, fazer refeições leves, usar protetor solar em abundância e umidificar o ambiente, com aparelhos umidificadores ou toalhas molhadas.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias