Desfile de 7 de Setembro deve reunir 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Publicado em 07/09/2015 - 08:47 Por Dayana Vitor - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Um público de 25 mil pessoas deve assistir hoje (7) ao desfile cívico militar do Dia da Independência. As apresentações devem terminar por volta das 10h30, com as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. O percurso será de 2 quilômetros (km), no sentido Palácio do Planalto para a Rodoviária de Brasília. A presidenta Dilma Rousseff estará presente nas apresentações.

Durante cerca de uma hora e meia, um efetivo de 3 mil militares e policiais mostrará um pouco de suas atividades e equipamentos. Integrantes do Coral do Colégio Militar de Brasília entoarão as canções Mulher Rendeira, Aquarela do Brasil, o Hino Nacional e o Hino da República. Paralelamente ao desfile, a Esplanada dos Ministérios será palco de uma série de manifestações contrárias à corrupção e ao governo.

A Marinha vai participar do desfile com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais composta por 90 militares. A participação terá início com a entrada desses músicos que tocam gaitas de fole. Alguns equipamentos utilizados pela Força Naval estarão no desfile, como três motocicletas Harley Davidson, dois carros Lagarta Anfíbio, duas viaturas blindadas, dois carros de combate SK 105 e dois veículos lançadores de foguetes Astros 2020 (este último, integrante de projeto estratégico das Forças Armadas).

Exército

Já o Exército fará homenagem aos veteranos que participaram da 2ª Guerra Mundial, porque neste ano a instituição comemora os 70 anos da vitória do país. Os pracinhas vão se apresentar em viaturas históricas da Associação de Colecionadores Velhos Amigos de Guerra. Haverá também um efetivo a pé vestido com uniforme utilizado na época, além de estandartes históricos.

O desfile do Exército ainda contará com homenagem a patrono das comunicações do grupo, marechal Rondon, que nasceu em 5 de maio de 1965. Um texto será lido durante a apresentação para lembrar a importância do personagem. Haverá ainda a tradicional pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército. A equipe já quebrou o recorde mundial dessa atividade com 47 militares sobre uma única motocicleta. O encerramento do Exército deve encantar crianças e adultos quando 220 cavalos ornamentados vão passar pela Esplanada.

Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) fará apresentações de grupamentos terrestres e aéreos. No chão, será possível assistir da Banda de Música da Base Aérea de Brasília e dos pelotões do Estado-Maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas; de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), de aeronavegantes e do Cerimonial Santos Dumont. A Aeronáutica trará, ainda, o grupamento feminino, composto por oficiais e graduadas.

A FAB fecha o desfile da independência com as manobras da Esquadrilha da Fumaça que vai apresentar suas novas aeronaves, A 29 Super Tucano. A partir de 10h30, sete pilotos devem realizar cerca de 50 acrobacias em um tempo de 30 minutos.

Quem não puder comparecer ao desfile da independência pode assistir as apresentações pelo canal da Empresa Brasil de Comunicação, a NBR. Também será possível acompanhar o evento por meio da Rádio Nacional que apresenta o Especial Dia da Independência.

Enquanto as pessoas chegam para o desfile, outras devem se juntar à concentração, no Museu da República, da 7ª Marcha Brasil Contra a Corrupção. Organizam o protesto o Movimento Brasil Contra a Corrupção (MBCC), o Movimento Brasil (MBR), o Movimento Limpa Brasil (MLB) e Foro de Brasília. No mesmo local, foi marcado outro protesto idealizado pela Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, em que todos devem comparecer vestidos de preto em luto contra o governo federal. Enquanto o desfile da independência estiver quase no fim, os participantes do movimento Não Me Representa, Fora Dilma, Fora Lula, Fora PT devem começar a se concentrar também no Museu da República.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias