Distrito Federal registra segunda temperatura mais elevada da história

Os termômetros marcaram 35,1°C nesta quinta-feira. A temperadora só

Publicado em 24/09/2015 - 18:33 Por Da Agência Brasil - Brasília

A baixa umidade no DF no fim de semana levou a Defesa Civil a declarar estado de emergência na capital.Entre as recomendações estão suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre (Jose Cruz/Agê

A umidade relativa do ar chegou a 15% nas horas mais quentes do diaJosé Cruz/Agência Brasil

O Distrito Federal (DF) registrou na tarde de hoje (24) a segunda temperatura mais elevada da história: 35,1 graus Celsius (°C). A temperadora só não foi maior que os 35,8ºC medidos em outubro de 2008, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A série histórica teve início em 1961.

A umidade relativa do ar mais baixa registrada nesta quinta-feira foi 15%. No último fim de semana, o índice chegou a 11%, pouco maior que a mais baixa umidade do ar já medida no Distrito Federal: 10%, em 2011.

De acordo com o Inmet, há possibilidade de pancadas de chuva no DF apenas a partir do próximo domingo (27). Até lá, a massa de ar seco mantém os dias com muito sol e poucas nuvens, com temperaturas máximas entre 34°C e 35°C e a mínima de 19ºC. A umidade deve ficar entre 65% e 20%.

Na segunda-feira (21), a baixa umidade do ar e as altas temperaturas levaram a Defesa Civil a declarar estado de emergência no Distrito Federal.

Entre as recomendações para reduzir prejuízos à saúde estão suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso do ar-condicionado, fazer refeições leves, usar protetor solar em abundância e umidificar o ambiente, com aparelhos umidificadores ou toalhas molhadas.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias