Funcionários dos Correios fazem manifestação no Rio

Publicado em 21/09/2015 - 13:33 Por Da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

Funcionários dos Correios do Rio de Janeiro fizeram na manhã de hoje (21) uma manifestação em frente à sede da Diretoria Regional dos Correios, no centro da cidade. Os manifestantes simularam um cortejo fúnebre, que representava a direção da empresa, para reivindicar reajuste salarial, melhores condições de trabalho e segurança.

A empresa propõe reajustes por meio de gratificação no valor de R$ 200 mais reajuste do vale alimentação em torno de 9%, mas os funcionários querem um aumento incorporado no salário, já que as gratificações não contam para a aposentadoria.

Na terça-feira passada, houve uma assembleia de greve, durante a qual os funcionários votaram contra a proposta dos Correios. Em outros estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul a proposta também foi recusada pelas categorias regionais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no estado, Ronaldo Martins, a categoria também pede mais concursos públicos, já que há, de acordo com ele, um déficit de mais 800 funcionários. Além disso, a ideia do ato é também combater as situações de falta de segurança para os funcionários. "Já venceu a licitação da empresa de segurança desde o ano passado e, até agora, estamos sem [segurança] para prestar escolta aos carteiros, evitando os assaltos e sequestros".

Na sexta-feira (25), haverá em Brasília uma audiência de conciliação com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reunirá as federações e os sindicatos representando a classe.

Em nota enviada à Agência Brasil, os Correios informaram que "não há possibilidade de apresentação de uma nova proposta" aos trabalhadores, pois "a proposta feita pelo vice-presidente do TST é o limite da empresa".  De acordo com a empresa, a proposta prevê reajuste, por meio do pagamento de gratificação, a cerca de 15% dos agentes; manutenção do plano de saúde e antecipação do plano para entrega matutina.

De acordo com a empresa, durante a greve, estão sendo feitos mutirões e pagamento de hora extra para manutenção das entregas de cartas e encomendas e demais serviços. As agências continuam abertas e os serviços, como Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis, com exceção dos serviços interestaduais com hora marcada

*Matéria atualizada às 12h15, do dia 22/09/2015, para inclusão do posicionamento dos Correios

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias