Produtores independentes de audiovisual terão estúdio na zona portuária do Rio

Publicado em 09/09/2015 - 15:58 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A empresa Google Brasil e a prefeitura do Rio anunciaram hoje (9) uma iniciativa que pode alavancar a produção carioca de conteúdo comercial multimídia na internet. Um armazém de cerca de 2,2 mil metros quadrados na zona portuária, centro da capital fluminense, servirá de estúdio e workshops para produtores independentes que queiram divulgar seus vídeos na web.

A incubadora, chamada de YouTube Space, da plataforma YouTube, já funciona em São Paulo desde outubro, em Los Angeles, Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Tóquio (Japão), Berlim (Alemanha), Mumbai (Índia). Os criadores que utilizam a plataforma – os YouTubers, com mais de 2,5 mil seguidores – poderão produzir vídeos sem nenhum custo no local. A expectativa é que o estúdio receba cerca de 12 mil pessoas por trimestre.

Os valores do aluguel e do investimento foram mantidos em sigilo. O presidente da Google Brasil,  Fábio Coelho, adiantou que o novo espaço terá pelo menos quatro estúdios e equipamentos de última geração, e ficará pronto até dezembro de 2016. “Temos 70 milhões de brasileiros conectados ao YouTube e o Brasil é um dos cinco maiores mercados em consumo audiovisual, mas não em produção, o que mostra a oportunidade para a comunidade de YouTubers”, disse.

Fábio Coelho disse que, em São Paulo, em seis meses, o grupo recebeu mais de 1,6 mil YouTubers, em um espaço de 300 metros quadrados. "Foi um [projeto] piloto que demonstrou que valia a pena fazer um investimento dessa estatura aqui na cidade do Rio. “Acreditamos que podemos ajudar, como viabilizadores e como plataforma de tecnologia”, afirmou. A Google Brasil tem feito parcerias com operadoras de telefonia no país e com o governo federal para melhorar a tecnologia de conexão, informou.

Polo de entretenimento

Para o prefeito Eduardo Paes, a presença da empresa Google no Porto do Rio de Janeiro vai incentivar novas empresas a se instalarem na região, que passa por revitalização. "O lugar não poderia ser mais apropriado. O que mais precisamos agora é de investimentos privados, e consolidamos isso com a vinda do YouTube Space", disse. “Há uma cadeia indireta que o YouTube gera”. A ideia é que os demais armazéns sejam ocupados com propósitos similares e que se transformem em um polo de entretenimento.

A produção gratuita de vídeos será privilégio para quem já produz e tem mais de 250 mil seguidores. As oficinas de capacitação estarão abertas ao público interessado em saber mais sobre criação de vídeos de baixo custo. “Ensinamos como aumentar a audiência, como ganhar dinheiro com o YouTube, produzir sem gastar muito, iluminação, edição e pós-produção”, explicou o diretor global do YouTube Spaces, Lance Poddel.

Youtubers já consagrados na rede foram convidados a tirar dúvidas sobre o novo espaço. Um das celebridades brasileiras da internet, Júlia Tolezano, conhecida como Jout Jout, elogiou a iniciativa. “Quando você começa, fica muito confuso com muitas coisas, vai meio que descobrindo na marra. Então, se tiver um lugarzinho que te guie melhor, fica mais fácil”, disse. “O meu canal não tem grandes produções editoriais, é bem simplinho, rústico, mas para quem quer fazer coisas loucas, explodir, a ideia é boa”.

Durante o evento, Paes foi entrevistado por três YouTubers, que, juntos, têm milhões de seguidores na internet. O carioca Rafael Procópio, 32 anos, professor de matemática, com maior canal do Brasil na área, o Matemática Rio, aproveitou a oportunidade para perguntar sobre quando sairá o reajuste de salários para os professores na rede pública.

A notícia, em primeira mão, do prefeito, foi que o aumento sairá em outubro e será de cerca de 10%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para todos os servidores públicos do município.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias