Oito estados vão receber Unidade Móvel do Trabalhador

Publicado em 17/09/2015 - 12:38 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Carteira de trabalho

Unidades terão como prioridade a emissão da Carteira de Trabalho -Divulgação/Agência Brasil

Oito estados brasileiros – Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina e São Paulo – vão receber uma Unidade Móvel do Trabalhador. O anúncio foi feito hoje (17) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

O objetivo do governo é ampliar o acesso a serviços oferecidos em postos físicos de atendimento. As vans são equipadas com balcão, mesa, cadeira e computador e terão como prioridade a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

“A finalidade é atender às populações mais distantes, onde o ministério tem dificuldade de ter uma unidade e onde os trabalhadores mais pobres podem ter dificuldade de acesso às nossas agências”, disse o ministro. “Confeccionamos a carteira online”, completou.

De acordo com a pasta, os oito estados foram escolhidos a partir de um estudo de demanda que identificou as localidades do país mais necessitadas de reforço na prestação desse tipo de serviço. A previsão é que, até o final deste mês, todas as unidades móveis tenham sido entregues.

“Temos locais do Brasil que ficam muito distantes das nossas agências e são os setores mais pobres que, muitas vezes, têm dificuldade de locomoção, de pagar uma passagem de ônibus”, disse o ministro, ao destacar a previsão de ampliar a distribuição das unidades até o fim do ano.

A van que será enviada ao Maranhão vai permanecer em Brasília até amanhã (18), em frente ao prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, fazendo atendimento à população das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias