Círio de Nazaré: romeiros lotam basílica em Belém para apresentação de manto

O manto vai vestir a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nas

Publicado em 09/10/2015 - 00:42 Por Ariane Póvoa - Enviada Especial da EBC - Belém

Os romeiros que estão em Belém do Pará para as festividades do Círio de Nazaré conheceram, na noite dessa quinta-feira (8), o manto que vai vestir a imagem peregrina de Nossa Senhora, nas 12 romarias que compõem o Círio. A apresentação da peça foi pouco depois das 19h, após a missa de apresentação, celebrada na Basílica Santuário.

Belém PA - Missa e apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará (Wilson Dias/Agência Brasil)

Missa e apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré por dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém do ParáWilson Dias/Agência Brasil

Aos 82 anos, Ana Euridice Valieiro saiu de São José dos Campos, em São Paulo, para participar do Círio em Belém. Ela disse que a apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados pelos romeiros. “Lindo, maravilhoso! Muito mesmo, eu não esperava. A gente chora de ver. Tanta alegria. Estou emocionada demais.”

O ornamento contempla o tema do Círio deste ano:“Maria, Mulher Eucarística”. A peça é predominantemente clara e contém pedrarias com detalhes em rosa, verde e dourado, que formam elementos simbólicos. No centro, a hóstia e o cálice, a coroa da rainha, o M de Maria e os anjos adoradores. Na barra e nos cantos, a representação de São Miguel Arcanjo. Raios dourados se estendem por todo o manto.

O broche que fecha a peça traz o rosto de dom Vicente Zico, oitavo arcebispo de Belém, falecido em maio desde ano. A estilista Stela Barros, pela segunda vez escolhida pela diretoria do Círio para a confecção da peça, explicou a homenagem.

Belém PA - Missa e apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará (Wilson Dias/Agência Brasil)

Os romeiros que estão em Belém do Pará para as festividades do Círio de Nazaré conheceram, na noite dessa quinta-feira (8), o manto que vai vestir a imagem peregrina de Nossa SenhoraWilson Dias/Agência Brasil

“O broche neste momento foi uma coisa muito bem escolhida porque o dom Vicente Zico foi uma pessoa que encantou. Uma pessoa muito querida na cidade, por todo mundo. Com a morte dele, foi uma tristeza. E nós aproveitamos para homenageá-lo. Uma homenagem muito justa e merecida.”

A pequena Estela, que completou 6 anos de idade nessa quinta-feira, foi com a família ver de perto a imagem da Virgem Santa. “Eu sinto presença de Deus. Ela é minha rainha, que cuida de mim, de Jesus, da família dela. Graças a Deus eu nasci no dia do Círio”.

Nesta sexta-feira (9), pela manhã, ocorre o traslado da imagem peregrina para os municípios de Marituba e Ananindeua, na Grande Belém, onde a imagem vai passar a noite em vigília.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias