12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio traz brincadeiras científicas

Publicado em 23/10/2015 - 21:38 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Microscópios para para enxergar células e epidermes e brincadeiras científicas de acústica, física e astronomia são algumas das atrações da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre no Parque de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro até dia 25. O evento fica aberto das 13h às 21h até amanhã e das 10h às 18h no domingo. Todas as atividades são gratuitas.

A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou no dia 19 e ocorre simultaneamente em 691 cidades de 26 estados e no Distrito Federal, com 32.230 atividades cadastradas e a participação de 2.328 istituições. O tema deste ano é Luz, Ciência e Vida e tem como base a decisão da Organização das Nações Unidas de proclamar 2015 o Ano Internacional da Luz. 

O biólogo Bruno Henrique de Oliveira, do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro,  mostrava a alunos do 9º ano de uma escola pública como funcionava a bicicleta que ao ser utilizada gera energia. “A medida que eles vão girando e a força que eles colocam na bicicleta a energia cinética se transforma em energia elétrica”, explicou. “A ideia é mostrar que a gente consegue produzir energia a partir da nossa própria força”.

O estudante de ciência da computação, Rafael de Sacramento, 26 anos, passeava no parque e descobriu a feira por acaso. “Está cheio de experimentos interessantes. Acho muito importante esse tipo de feira aqui nessa região, que é próxima de muita gente que está afastada da área científica. E divulgação científica é muito importante para melhorar a situação atual do nosso país”, disse. “A ciência está nosso dia a dia. Interagir com ciência é melhorar sua qualidade de vida e a das próximas gerações”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, visitou as tendas e assistiu uma peça de teatro sobre a lua. “É muito gratificante ver que esse parque, que virou um centro de referência da zona norte do Rio, recebe uma feira tão bem estruturada com tantos experimentos, novidades e experiências lúdicas para que nossas crianças passem a ter gosto pela ciência, pelo conhecimento e pelos estudos”, disse.

Há pouco menos de um mês no cargo, Pansera informou que as prioridades da pasta ainda serão discutidas com a presidenta Dilma, mas adiantou que, em novembro, está programado o lançamento de um edital de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$175 milhões.

Perguntado sobre o futuro do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seu aliado político, Pansera declarou que espera que o deputado consiga provar sua inocência. “O pressuposto da dúvida é uma conquista do Estado moderno e esperamos que ele prove a inocência dele [Cunha] e resolva essa questão”.


Fonte: Ministro CT Semana Nacional da Ciência e Tecnologia Madureira

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias