Prefeitura do Rio lança edital Cidade Olímpica para produtores culturais

Publicado em 28/10/2015 - 12:44 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro apresentou, hoje (28), a produtores culturais e gestores de instituições públicas e privadas, o edital de fomento Cidade Olímpica. O edital terá cinco linhas de financiamento: inclusão de pessoas com deficiência em espetáculos teatrais, apoio a produções em instituições públicas, apoio a produções em instituições privadas, temporadas populares e apoio à produção independente e manifestações populares.

O edital vai patrocinar iniciativas de instituições públicas e privadas, associações de moradores e clubes de bairros, espetáculos de artes cênicas para a realização de temporada popular e projetos que promovam a acessibilidade nas artes.

Serão destinados R$ 10 milhões para iniciativas a serem desenvolvidas entre os meses de maio e setembro do ano que vem, sem possibilidade de prorrogação. “Geralmente, eles pensam num projeto a ser executado em um determinado mês. Aí, por alguma razão, eles pedem uma extensão de prazo para realizá-los. Neste edital, isso não é possível. Não precisa ser necessariamente em todos os dias entre maio e setembro, mas tem que ser nesse espaço de tempo", disse o coordenador de fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Jorge Luiz.

Ele explicou que a iniciativa partiu da preocupação de que, durante os Jogos Olímpicos, a cidade “parasse” culturalmente falando como ocorreu com outras cidades que receberam o evento. A expectativa é que os turistas que estiverem na cidade aproveitem não somente os esportes, mas também a cultura carioca.

O edital vai contribuir com iniciativas que farão parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. O público terá acesso aos eventos por meio do Passaporte Cidade Olímpica, que vai dar descontos e até gratuidade em parte dos espetáculos.

Os produtores interessados podem se inscrever no site da secretaria até o dia 19 de novembro.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias