Projeto de educação para o trânsito reúne crianças no Parque da Cidade

Escolinha Bike ensina regras de trânsito para as crianças e noções de

Publicado em 12/10/2015 - 14:41 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Crianças fazem escolinha de transito usando bicicletas no Parque da Cidade(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília - Crianças participam de escolinha de trânsito, usando bicicletas no Parque da CidadeFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O sol forte, que predominou em Brasília durante todo o dia de hoje (12), não impediu as crianças de celebrarem o seu dia nos espaços públicos. O Parque da Cidade esteve cheio durante toda a manhã e uma das atrações foi o projeto Escolinha Bike. Um pequeno circuito de trânsito foi montado em um dos estacionamentos do parque e reuniu várias crianças, que fizeram fila para andar de bicicleta no local.

“O objetivo principal é estimular todas as crianças a serem cidadãs responsáveis por uma convivência harmoniosa e responsável no trânsito”, explica a coordenadora da atividade, Carolina Ribas. O projeto, parceria entre um banco, uma empresa especializada em soluções de mobilidade urbana e o Poder Público local, visa a ensinar regras de trânsito para as crianças e ajudá-las a compreender as noções de boa convivência entre carros, pedestres e ciclistas.

As crianças assistem a uma pequena aula teórica sobre regras de trânsito. Em seguida, colocam os equipamentos de segurança e vão para a pista. “A gente simula dentro desse circuito essas situações do dia a dia para que, tanto o motorista, quanto o pedestre e o ciclista cresçam com a maior responsabilidade possível e para que haja harmonia maior entre todos esses modais”, afirma Carolina.

O Escolinha Bike foi inaugurado hoje, no Dia da Criança, mas vai ocorrer todos os fins de semana até o fim do ano. Além de Brasília, as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, do Recife e Rio de Janeiro participam do projeto.

Outro ponto da cidade também reuniu várias famílias. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), muitas atividades foram preparadas para as crianças, como oficina de circo, contação de histórias e brincadeiras em grupo, com a confecção de instrumentos musicais e brinquedos artesanais.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias