Rio Guaíba começa a baixar após cheia histórica no Sul do país

O nível do rio, que estava em 2,93 metros, baixou para 2,85 metros

Publicado em 18/10/2015 - 11:18 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Rio Guaíba

Nível do Rio Guaíba começa a baixarDivulgação/Governo do Rio Grande do Sul

Após atingir a maior cheia desde 1941, o nível do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, começou a baixar neste domingo (18). De ontem para hoje, o nível do rio, que estava em 2,93 metros, baixou para 2,85 metros, de acordo com medição feita nesta manhã. Há mais de dez dias, o estado sofre com chuvas fortes e quedas de granizo, que já provocaram a morte de três pessoas e atingiram cem cidades.

As informações foram repassadas pela Defesa Civil no estado, que ainda aguarda informações sobre a situação de atingidos pelas chuvas nos municípios e de cheias em outros rios para publicar novo boletim.

Em Santa Catarina, houve derramamento de um pequeno volume de água na barragem Oeste de Taió, mas, de acordo com o governo do estado, a situação está sob controle. Desde o início da semana, um canal da barragem foi aberto como medida de segurança e também para testar a obra, que ainda está incompleta.

Há poucos pontos de alagamento no Alto Vale do Itajaí, porém o monitoramento do nível dos rios continua. De acordo com a assessoria de imprensa do governo na região, o nível do Rio Taió também está baixando neste momento.

Subiu para 8.524 o número de pessoas atingidas pelos eventos climáticos no estado, em 58 municípios. O número de desalojados e desabrigados no estado também aumento, para 723 e 665, respectivamente. Neste fim de semana, as cidades de Lebon Régis e Papanduva decretaram situação de emergência.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias