Brasilianas.org debate a nova configuração geopolítica após atentados de Paris

Publicado em 23/11/2015 - 20:36 Por Da Agência Brasil - Brasília

O programa Brasilianas.org debate hoje (23) a nova configuração geopolítica após os atentados em Paris. Os especialistas ouvidos pelo jornalista Luís Nassiff analisam as questões árabe e dos refugiados sírios, com a ascensão da Rússia como uma nova potência diplomática e o enfraquecimento dos organismos multilaterais.

“Os organismos multilaterais têm-se mostrado muito ineficientes desde que estourou todo esse conflito no Oriente Médio, especificamente na Síria. Tínhamos na Síria uma população de cerca de 22 milhões de habitantes. Desses, mais da metade mudou de casa. Já migraram sete milhões internamente e de quatro a cinco milhões para outros países”, afirmou Pedro Costa Junior, cientista político e professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.

Além dos movimentos migratórios, o programa discute a questão do Pan Arabismo como contrapartida às estratégias de grupos extremistas, como o Estado Islâmico, para conseguir adeptos dentro dos países europeus.

“A religião pode passar a ter o mesmo papel que a ideologia. Alguns grupos mais extremistas utilizam esse tipo de ideologia e conseguem adesão de camadas mais pobres, exatamente das camadas que têm mais dificuldade para ascensão social, principalmente na periferia das grandes cidades europeias. Com a internet, o Estado Islâmico consegue ter acesso a essa periferia sem mobilidade social dentro da Europa”, destacou Vicente Ferraro, mestre em Ciência Política na Escola Superior de Economia de Moscou, com graduação em
Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Também participa do programa Hussein Ali Kalout, cientista político, consultor da Universidade Harward, nos Estados Unidos. Ele analisa o enfraquecimento dos estados nacionais e das instituições no Oriente Médio e o consequente impulso nas migrações.

“No Líbano, parte das migrações tem a ver com a questão econômica. Em outros países, como no Iraque, a motivação da migração é em razão de uma clivagem sectária. De forma geral, tem a ver com o enfraquecimento das instituições, fragilidade da composição governamental, com ausência de um estado democrático de direito capaz de aglutinar todas as pontas que integram as sociedades de cada país”, afirmou.

O Brasilianas.org vai ao ar na TV Brasil, a partir das 23h.

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias