No Espírito Santo, rejeitos avançam pela hidrelétrica de Mascarenhas

A previsão é que o deslocamento até o município de Colatina (ES) seja

Publicado em 18/11/2015 - 11:41 Por Da Agência Brasil - Brasília

 Espírito Santo - A lama de rejeitos segue para a Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu (Secom/Governo do Espírito Santo)

A lama de rejeitos passou pela Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu, divisa de Minas Gerais com Espírito SantoSecom/Governo do Espírito Santo

A equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) registrou a chegada, em Baixo Guandu, no Espírito Santo, dos rejeitos da barragem do Fundão que se rompeu em Mariana (MG), no último dia 5. Os rejeitos passaram pela barragem da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas. A previsão é que o deslocamento até o município de Colatina, no Espírito Santo, seja de aproximadamente um dia. O município suspendeu o fornecimento de água na região.

Depois de passar por Colatina, na noite de ontem (17), houve uma mudança na descida até Linhares (ES), o que deverá reduzir a velocidade do escoamento, informou a CPRM. Com isso, a previsão é de maior deposição dos rejeitos, aumentando o tempo de chegada a Linhares.

O serviço geológico informou que está monitorando em tempo real, por meio de estações instaladas na calha do Rio Doce, a movimentação dos rejeitos após o rompimento das barragens Santarém e Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana, na região central de Minas Gerais.

Segundo a equipe, o avanço dos rejeitos não causará enchentes nos municípios localizados às margens do Rio Doce. Nos próximos dias, podem ocorrer mudanças na previsão, em decorrência da deposição de sedimentos no reservatório e das chuvas previstas para a região.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias