Governo anuncia expansão da Linha 2 do Metrô do Rio

Publicado em 18/11/2015 - 18:03 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Linha 2 do Metrô do Rio vai ser expandida, seguindo o mesmo traçado  do projeto original, com a construção de mais três estações: Catumbi, próximo ao Sambódromo, Cruz Vermelha, na praça do mesmo nome, e Praça XV, perto da estação das Barcas que fazem a travessia Rio-Niterói.

A expansão da Linha 2 do metrô terá 3,7 quilômetros (km) e redução de intervalos entre os trens e utilização de composições com oito carros, garantindo maior oferta, mais conforto e comodidade aos usuários. O projeto de engenharia está sendo elaborado pela Concessionária MetrôRio e a previsão é que fique pronto em agosto de 2016. O anúncio foi feito hoje (18) pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, após visita à Estação Carioca, cujas obras inacabadas começaram há mais de 30 anos. 

De acordo com o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, a expansão da Linha 2 é fundamental para dar mais conforto aos usuários do sistema metroviário, já que a Linha 2 alcançou limite da capacidade de atendimento aos passageiros.

“Hoje a Linha 2 se entrelaça com a Linha 1 na altura da Central, o que impede a redução de intervalos nas duas linhas. Com a expansão, a Linha 2 chegará direto ao centro da cidade e ainda será possível reduzir pela metade os intervalos entre os trens. Durante as obras não haverá interrupção da circulação de trens e passageiros nas plataformas, que já estão operando na [Estação] Carioca”.

Osorio não falou em valores, mas disse que o projeto de engenharia vai detalhar a dimensão do custo final da obra, o traçado, método construtivo e o cronograma de execução. “O objetivo é dar início à expansão da Linha 2 já no início de 2017. Este é o projeto de melhor custo-benefício de infraestrutura de mobilidade no Brasil. São 3,7 km para agregar mais 400 mil passageiros por dia no sistema. Então, nós entendemos que a participação da iniciativa privada no financiamento da obra será significativa. Isso reduz a necessidade de recursos públicos principalmente em um momento de dificuldade orçamentária que vive o Rio de Janeiro e o Brasil”, disse.

A Secretaria de Transportes confirmou que está em andamento a elaboração do Plano Diretor Metroviário (PDM), que vai planejar o crescimento do sistema até 2045. A população será ouvida no processo e o plano será apresentado em março de 2016.


Fonte: Governo anuncia expansão da Linha 2 do Metrô do Rio

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias