Autoridade Olímpica diz que pistas de velódromo serão montadas até o fim do ano

Publicado em 25/11/2015 - 20:49 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil - Rio de Janeiro

A montagem do Velódromo de Pista do Rio, em construção no Parque Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro, deve começar até o fim do ano, disse hoje (25) o presidente em exercício da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso.Segundo ele, ocorreram problemas na obra, mas o projeto está evoluindo. “Naturalmente, em uma obra, há situações que vão  gerando necessidade de providências”, afirmou, ao apresentar um balanço das atividades da APO este ano e os desafios para o ano que vem.

Segundo Pedroso, os equipamentos para a montagem da pista já estão chegando, mas por causa do controle de umidade e de temperatura, antes será preciso terminar a instalação interna da unidade esportiva. Ele destacou que a montagem requer uma “delicadeza absurda”, a fim de evitar qualquer deformação no material. “Montar um velódromo é um desafio muito grande que a gente vem enfrentando, e obtendo vitórias."

A estrutura do velódromo já tem cobertura e está em fase final de instalação da pista. O evento-teste de ciclismo está marcado para o período de 18 e 20 de março, com a participação de 200 atletas de 40 países. De acordo com Pedroso, não será “uma coisa do outro mundo” se houver necessidade de mudar essa data, já que o compromisso é de que os eventos-teste sejam realizados “sempre que possível”.

“Então, não tem uma obrigatoriedade de realizar uma quantidade fixa de eventos-teste, e isso eu aplicaria nas datas", ressaltou. Para o presidente em exercício, eventualmente podem ser feitos ajustes nas datas desses eventos, mas isso não vai inviabilizar os jogos. “O evento-teste vai acontecer”, disse.

Pedroso lembrou que, desde o início, foi identificada a dificuldade da empresa responsável pela obra manter o capital de giro. “Ela ainda é uma empresa em recuperação judicial, e continua tendo dificuldade de giro, mas a prefeitura tem dado acompanhamento prioritário”, informou.

Quanto ao restante das obras, o presidente em exercício da APO disse que estão sendo entregues dentro do prazo previsto, e lembrou que já existem equipamentos com 100% das instalações concluídas. “No acompanhamento que fazemos, não tem nenhuma obra que a gente tenha receio de que não vá ficar pronta”, afirmou.

A Prefeitura do Rio informou que, entre esses equipamentos, estão a Arena do Futuro, no Parque Olímpico; o Circuito de Canoagem Slalom, no Complexo Esportivo de Deodoro; e o Campo de Golfe.

Também estão prontas as pistas de mountain bike e de BMX, em Deodoro e o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês). Já as três Arenas Cariocas, o Estádio Aquático e a Vila dos Atletas ultrapassaram 90% de conclusão e o Parque Olímpico alcançou 94%.

O presidente em exercício da Autoridade Olímpica disse ainda que, na área de mobilidade dos jogos, as obras de extensão do Metrô até a Barra ficarão prontas a tempo. Segundo ele, dentro do planejamento foi feito um plano de contingência de mobilidade de transporte que comporta eventuais situações de interrupção no funcionamento durante os Jogos Olímpicos.

Pedroso afirmou que vão ocorrer esquemas de testes de funcionamento antes dos jogos. “Tem testes anteriores com previsão de operação assistida em períodos fora da hora de pico para acomodar problemas operacionais que possam advir do início da operação."

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias