Tempestade causa estragos e deixa desabrigados no interior paulista

Publicado em 24/11/2015 - 08:12 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Cidades do interior paulista ainda contabilizam os prejuízos provocados pelo forte temporal de ontem (24). A situação mais crítica é no município de Guareí, região de Itapetininga, que teve ventania e granizo, resultando em 150 pessoas desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Elas foram levadas temporariamente para a sede da Guarda Civil Metropolitana.

Os bairros Floresta 1, 2 e 3 estão entre os mais atingidos, com mil casas danificadas. As famílias foram cadastradas pela assistência social do município e receberam colchões, cestas básicas, produtos de higiene pessoal, limpeza e rolos de lona plástica.

O temporal em Guareí ainda deixou casas destelhadas, derrubou árvores, danificou veículos e estragou plantações na zona rural. O Hospital Adalberto Rocha e um Batalhão da Polícia Militar sofreram destelhamento, prejudicando o atendimento à população. Toda a área urbana ficou sem energia elétrica.

Em Cesário Lange, na região metropolitana de Sorocaba, o vendaval afetou a estrutura da Escola Municipal Natan Pires da Silva. O prédio precisou ser isolado e interditado pela Defesa Civil. No centro da cidade, árvores tombaram sobre veículos, sem deixar vítimas. No bairro Alvorada, 30 casas sofreram danos, sendo que quatro pessoas ficaram desabrigadas e foram acomodadas em um hotel.

Em Bauru, a tempestade inundou a Avenida Nações Unidas, uma das principais da cidade. Pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. A enxurrada atingiu também a Rua Aymorés, a avenida Comendador Marta, a Rua dos Abacateiros, a Rua Castelo Branco e parte do Distrito Industrial.

Na cidade de São Carlos, a tempestade durou apenas 30 minutos, por volta das 15h30, mas alagou diversas vias. A água entrou em casas dos bairros Romeu Tortorelli, Vila Izabel, Santa Cecília, Cidade Iraci e no centro.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista, um sistema de baixa pressão deixa hoje (24) o tempo instável no estado, provocando chuvas e trovoadas isoladas. Amanhã (25), as condições de instabilidades persistem. O sol pode aparecer apenas na quinta-feira (26), acompanhado de pancadas de chuva durante a tarde.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias