Balanço mostra que caiu o número de homicídios no Distrito Federal

Publicado em 08/12/2015 - 15:34 Por Da Agência Brasil - Brasília

Ao divulgar hoje um balanço das principais ações de segurança pública e estatísticas criminais deste ano no Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg e a secretária de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Isabel Seixas, informaram que, ao longo do ano, houve queda de 14,4% do número de homicídios e, no último mês, de 28%. Foram cerca de 170 mortes evitadas no Distrito Federal.

A queda no número de homicídios foi consistente, disse a secretária. “Vamos fechar o ano com uma taxa menor que os últimos 8 anos.” Segundo Isabel, o balanço mostrou aumento de 10,7% de prisões em flagrante e 32,2% de apreensões. As ações contra o tráfico de drogas tiveram um aumento de 27% nos primeiros onze meses de 2015.

“Quando temos um aumento ou redução de produtividade em relação às ações contra o tráfico de drogas, isso não nos permite que façamos nenhuma relação sobre o tamanho do tráfico de drogas no DF. O que estamos dizendo é que temos o aumento da ação policial focado nas ações do tráfico e não o aumento do tráfico na cidade”, disse Isabel.

Houve um aumento na apreensão de drogas, com redução apenas com relação à maconha. Foram apreendidas cerca de 2.120 armas de fogo, o que ajudou na redução de todos os índices criminais. A localização de veículos houve uma queda em decorrência da diminuição dos roubos e furtos de veículos.

Os roubos ao comércio tiveram redução de 32% e o roubo a veículos caiu 33%. O furto em coletivos aumentou 34% no mês de novembro. Houve queda de 34% nas tentativas de homicídio, 22% em estupros e um aumento de 16% em roubos a residências. Ocorreu uma redução significativa de mortes no trânsito, poupando 70 vidas, mostram os dados.

“Acho muito importante esse processo de transparência, trabalhar com estatísticas, porque são informações científicas. No momento em que identificamos que houve um aumento no roubo de coletivos, podemos criar estratégias para serem desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública para a redução. É menor o número de homicídios nos últimos dez anos, e vamos continuar reduzindo a criminalidade com a presença das polícias nas ruas e com as ações da Polícia Civil do Distrito Federal na prisão de quadrilhas”, disse Rollemberg.

Este ano, as ações de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atenderam mais de 1.500 crianças no Programa Bombeiro Mirim e 34 crianças e jovens participaram do projeto de taekwondo. Além disso, 980 idosos foram atendidos no programa Bombeiro Amigo, e mais de 1.640 aferições de pressão foram feitas pelo programa Caminhando com a Saúde.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal coletou mais de 1.420 litros de leite materno, em 2.522 visitas, para abastecimento dos bancos de leite dos hospitais da região. Segundo o comandante-geral do Corpo de bombeiros, coronel Hamilton, o DF é o único estado da federação que possui estoque de leite humano. E foram feitas 1.900 visitas para prevenção e combate à dengue.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros discorreu sobre os exercícios feitos nas escolas do DF, sobre o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito e a prevenção de incêndios.
“Atendemos 15.491 cidadãos, tanto no âmbito social quanto operacional, com o projeto bombeiros na escola, realizado semanalmente em cidades satélites, onde 3.400 pessoas atendidas nesse projeto. Levamos percepção de risco a essas crianças e transformando-os em cidadãos com uma melhor percepção”, disse o coronel Hamilton.

Dez novas ambulâncias foram integradas ao Corpo de bombeiros, o que auxiliou no resgate a vítimas em acidentes. Os acidentes no trânsito tiveram um aumento no último mês, em decorrência das chuvas. “Foram 5.979 ocorrências atendidas no mês de novembro, e 544 atendimentos na prevenção de incêndios. Foram recebidos novos equipamentos dando agilidade nesses processos. E ressaltamos esses projetos sociais de prevenção”, concluiu.

Campanhas publicitárias

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Jayme Amorim, falou sobre as campanhas publicitárias para evitar acidentes de trânsito. A ação contra o uso de celular ao volante resultou na redução 70% de mortes este ano. Foram feitas 1.083 autuações por alcoolemia, antes que os condutores se envolvessem em acidentes.

“A campanha [contra o uso do celular ao volante] foi voltada para pessoas que passam mensagens e atendem celular, enquanto dirigem. Fizemos ações educativas, cursos e palestras, o que ajudou na redução de mortes. Os condutores alcoolizados autuados em blitzes ajudaram a reduzir os acidentes no trânsito", disse Amorim.

Durante as ações do Detran, cerca de 1.790 veículos foram apreendidos e 1.350 foram liberados. Os veículos que não foram liberados, passaram por leilão na última semana. Foram expedidas 4.066 novas habilitações e mais de 90 mil veículos foram licenciados. Mais de 700 sinalizações foram substituídas e recuperadas e 448 faixas de pedestres foram pintadas e implantadas.

O comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel César, falou sobre a integração da equipe de Segurança Pública do DF e a redução dos índices criminais. “O Distrito Federal tem hoje uma integração exemplar de todos os órgãos de segurança, o que reduziu a criminalidade. A transparência mostra que, em alguns meses, não conseguimos atender os objetivos, mas este mês temos muito a comemorar”, afirmou o coronel.

Segundo o levantamento, mais policiais foram colocados na rua, migrados de áreas administrativas para as operações e o redirecionamento para o atendimento à população envolveu mais de 2.100 policiais militares. Também foram abordadas mais de 1,2 mil pessoas, mais de 351 mil veículos e mais de 45 mil coletivos. Aproximadamente 20 mil ocorrências foram atendidas e 323 celulares foram recuperados após furtos.

A Polícia Militar do Distrito Federal atendeu a cerca de 21 mil adolescentes, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mais de 29 mil no Programa de Educação Ambiental (Prealg). Mais de 5 mil atendimentos do policiamento de prevenção à violência doméstica (Provid) foram feitos.

O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, falou sobre a melhora dos índices de segurança pública.

“A integração da equipe foi um fator primordial e fundamental junto com a política de governo de transparência para alcançarmos números significativos, aquém do que gostaríamos mas bem próximos do que pretendemos”, disse Seba.

A PCDF instaurou mais de 31 mil inquéritos, e um aumento de 7,6% de termos circunstanciados e de 17,7% no número de procedimentos de apuração de atos infracionais.

Mais de 14 mil carteiras de identidade foram emitidas, emissão mais de 5.400 certidões negativas e realização de 30 laudos de DNA não criminais.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.