Cidade de São Paulo registra o novembro mais chuvoso dos últimos 21 anos

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, choveu em 25 dos 30

Publicado em 01/12/2015 - 15:11 Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O volume de chuva registrado em novembro na cidade de São Paulo atingiu quase o dobro da média esperada para o período, alcançando 249,5 milímetros (mm), 93% acima do previsto e o mais elevado desde 1995, conforme medição do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). De acordo com a CGE, choveu em 25 dos 30 dias do mês.

chuva em São Paulo

De acordo com a CGE, choveu durante 25 dos 30 dias de novembroArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Aos poucos, a chuva começa a ficar gradativamente mais regular e mais intensa com a aproximação do verão, que é a estação mais chuvosa do ano“, afirmou, por meio de nota, Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Michael Pantera adiantou que, neste verão, o fenômeno El Niño "será rigoroso". "Por isso, espera-se aumento moderado nas temperaturas, que, associado à umidade proveniente do oceano, gera condição para temporais no fim das tardes.”

Em novembro, a média das temperaturas máximas alcançou 26,9º C, ligeiramente superior à estimada, que era de 26,5º C. Em sentido oposto, a mínima oscilou 18,6º C acima da média histórica (17,5º C).

No período, a temperatura mais elevada foi registrada no dia 11, no Bairro Cidade Ademar, zona sul da cidade. A menor temperatura (14,1º C) foi verificada ontem (30) na região de Pirituba/Jaraguá, na zona norte.

Em relação aos índices de umidade do ar, o CGE informou que prevaleceram marcas em níveis adequados à saúde da população, ou seja, acima dos 60%. Para os próximos dias, o órgão prevê o retorno do sol, com calor e pancadas de chuva à tarde.

De acordo com a previsão, amanhã (2) o dia deve começar com nebulosidade. Em seguida, o sol aparece, elevando a temperatura, que estará oscilando entre 18ºC e 27ºC. A previsão é de chuva rápida e isolada. A quinta-feira (3) deverá ser ensolarada, com variação de 19º e 29ºC. A umidade relativa do ar deve atingir 50% durante as horas mais quentes.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias