Comlurb vai mobilizar 3.358 garis para limpeza da orla do Rio no réveillon

Publicado em 30/12/2015 - 17:10 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) anunciou hoje (30) que a operação de limpeza da orla do Rio de Janeiro durante o réveillon mobilizará 3.358 garis, auxiliados por outros 344 profissionais de limpeza, 1.455 contêineres, 247 viaturas e equipamentos, entre os quais varredeiras, compactadores, caminhões-basculantes, carros-pipa e pás mecânicas.

Segundo a Comlurb, a mega operação aumentará o efetivo nas praias e locais de eventos, incluindo as praias da Ilha do Governador e o Piscinão de Ramos, na zona norte, as regiões de Sepetiba e Guaratiba, na zona oeste, e as demais festas públicas do município do Rio de Janeiro na virada do ano.

Somente na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, onde ocorre a maior festa de réveillon do mundo, trabalharão 120 garis na limpeza da faixa de areia para recolhimento do lixo dos contêineres e do que for jogado fora desses equipamentos.

Esses 120 garis integram a equipe de 1.165 trabalhadores destacados para o bairro. Eles facilitarão o trabalho dos grupos que realizarão o serviço na manhã do dia 1º de janeiro. O horário de trabalho será das 20h do dia 31 às 5h do dia seguinte.

Operação Réveillon

A Operação Réveillon começará às 6h do dia 1º de 2016. A Comlurb informou que os cinco postos de saúde instalados em Copacabana terão atenção especial na passagem de ano. Participarão da limpeza dos locais 19 garis, que atuarão das 16h do dia 31 às 6h de 1º de janeiro. Após as festas, as pistas de rolamento e as calçadas serão lavadas e desodorizadas. 

No Parque do Flamengo, onde também haverá queima de fogos, 125 garis e sete profissionais responderão pela limpeza. No Parque Madureira, zona norte, os serviços ficarão por conta de 83 garis e cinco profissionais, apoiados por cinco caminhões-basculantes, três carros-pipa, uma varredeira mecânica e um trator de praia.

No dia 1º de janeiro de 2015, após a festa de réveillon,  a Comlurb contabilizou 680,83 toneladas de lixo retiradas das praias da cidade. Somente em Copacabana, local de maior concentração popular, foram 370,66 toneladas de lixo, seguindo-se Barra da Tijuca, com  89,78 toneladas.

Coleta seletiva

A Comlurb informou que, devido ao sucesso de 2014, a empresa vai manter a coleta seletiva de recicláveis na orla de Copacabana que, no réveillon do ano passado, totalizou 44,7 toneladas de materiais recolhidos. Quatro tendas foram instaladas na orla de Copacabana para o descarte voluntário de materiais recicláveis.

A operação de coleta seletiva envolverá 320 garis no calçadão e na areia, com o auxílio de 17 caminhões. O serviço será feito entre 21h do dia 31 e 4h de sexta-feira. O material recolhido será direcionado para cooperativas de catadores cadastradas na Comlurb, que se encarregam da separação dos materiais e sua posterior comercialização.

A fiscalização nas praias do Rio neste fim de ano contará com reforço dos agentes do programa Lixo Zero. A partir de hoje, serão 123 equipes nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador e Leme, na zona sul, além de Barra e Recreio, na zona oeste. O serviço será estendido até 16h de amanhã (31). No dia 1º, os agentes trabalharão entre 14h e 22h. 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias