Jovens são impedidos de entrar no Mané Garrincha para Conferência da Juventude

Publicado em 17/12/2015 - 16:42 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Até às 13h desta quinta-feira (17), os jovens de todo o país que participam da 3ª Conferência Nacional de Juventude ficaram impedidos de entrar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorre o evento. O impedimento começou pouco antes da meia-noite de ontem (16), segundo o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, um dos organizadores da conferência.

Souza explicou que, ontem, durante um show, que ocorria no estádio e que estava previsto na programação, cerca de 400 policiais militares entraram no local, repreenderam os jovens com violência e os tiraram do local. Segundo ele, a justificativa dada pelo governo do Distrito Federal, administrador do estádio, é que a estrutura e segurança do evento eram deficientes.

“É uma decisão mais política que técnica, não há problemas técnicos na nossa condução logística e da estrutura. Eles lacraram o estádio dizendo que não poderíamos seguir com a conferência”, disse Souza.

O organizador explicou que, após negociação com o governo do DF, às 13h o local foi reaberto e que a programação seria retomada durante a tarde, com a adequação dos grupos de trabalho que foram perdidos durante o período da manhã.

A Conferência Nacional da Juventude é organizada pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e ocorre de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. Segundo Souza, 2 mil delegados de todo o Brasil participam do evento, além de convidados, observadores e delegações internacionais.

A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Distrito Federal, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias