Trump tenta consolidar a posição de candidato entre os republicanos

Publicado em 24/12/2015 - 20:30 Por José Romildo - Correspondente da Agência Brasil - Washington

Com seu perfil agressivo, o empresário Donald Trump tenta encerrar o ano com posição consolidada como o candidato mais forte para representar o Partido Republicano nas eleições de novembro de 2016 para a Casa Branca.

Nos dias que antecederam o Natal, Trump aumentou ainda mais o tom de seu discurso ultraconservador, focando o combate à imigração e ao fundamentalismo islâmico.

Em pesquisa feita pelo próprio partido, Trump lidera a corrida eleitoral entre os republicanos com 39% das intenções de voto. O percentual é mais que o dobro do outro republicano - Ted Cruz - que figura com 18%.

Trump busca garantir a liderança na corrida eleitoral disparando expressões vulgares contra a candidata democrata Hillary Clinton e propondo a proibição da presença de muçulmanos nos Estados Unidos. Nos comícios e debates de que participou nos últimos dias, Trump explorou à exaustão essa característica, o que provocou respostas indignadas da candidata do Partido Democrata Hillary Clinton e dos demais candidatos do mesmo partido. Segundo os democratas, Trump explora o sentimento da população, que está sensível aos riscos de ataques terroristas e à possibilidade de deterioração dos fundamentos da economia.

Do lado dos republicanos, para tentar alcançar Trump, Cruz usa o mesmo mote contra a imigração, mas em tom mais moderado. Assim, pretende ganhar a simpatia das mulheres e das minorias raciais, étnicas e religiosas. Pesquisa da Universidade Quinnipiac diz que Trump tem apenas 25% de aprovação entre as mulheres. A mesma pesquisa diz que 68% das mulheres reprovam o favorito dos republicanos. Ao contrário das demais estatísticas, os números de Quinnipiac colocam Cruz a apenas quatro pontos de Trump, com 24% das intenções de votos.

Nos últimos dias, Cruz intensificou o corpo a corpo com o eleitorado. Sua campanha denominou esse esforço de Decolar com Ted. Na prática, o esforço constitui uma cruzada iniciada no Sul do país. Cruz, que normalmente voa em aviões comerciais, fretou um avião para sua turnê de Natal de sete dias. Seu objetivo é realizar uma turnê em Nevada, seguida de um giro pelas cidades mais conservadoras do país: Minnesota, Geórgia, Alabama, Tennessee, Arkansas, Oklahoma e Virgínia.

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias