Casos de dengue no Rio passam de 660 no início de janeiro

Publicado em 13/01/2016 - 20:03 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika

Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika Arquivo Agência Brasil

Casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro chegaram a 661 no início de janeiro, sem mortes, informou hoje (13) a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde.

Em 2015, foram registrados 69.516 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 22 mortes, sendo o maior número registrado em Resende, sul fluminense, com oito óbitos. A secretaria informou que doou 170 veículos para 91 municípios do estado para combater as endemias.

De acordo com a secretaria, o pico da transmissão da dengue no estado ocorre entre os meses de março, abril e maio. A secretaria ressalta que a forma mais eficaz de se prevenir a doença é diminuir o número de focos do Aedes aegypti e incentivar a população, com campanha, a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito nos domicílios. Dentre as medidas estão armazenar lixo em sacos plásticos fechados, manter a caixa d’água completamente vedada, encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro.

Além da dengue, o  Aedes aegypti também pode transmitir os vírus chikungunya e Zika, este último recentemente associado à microcefalia em bebês. De 22 de outubro até o momento foram registrados 122 casos suspeitos de microcefalia no estado. Em todo o Brasil, a estimativa do ministério é de 3,5 mil casos suspeitos de microcefalia associada ao vírus Zika.

Saiba mais: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/zika-e-microcefalia-tire-suas-duvidas


Fonte: Casos de Dengue no Rio passa de 660 nas primeiras semanas do ano sem mortes

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias