Chuva diminui, mas cidades serranas fluminenses permanecem em alerta

Publicado em 17/01/2016 - 12:06 Por Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Embora não tenha voltado a chover forte desde a tarde de ontem (16), a Prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, mantém o estado de alerta neste domingo (17). Segundo a Defesa Civil do município, três pessoas tiveram as casas interditadas e foram encaminhadas para os pontos de apoio e casas de parentes.

A ocorrência mais grave da chuva da madrugada de sábado (16) em Nova Friburgo foi registrada na localidade de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, onde uma escola pública municipal e um posto de saúde foram destruídos após a queda de uma barreira. As demais ocorrências foram consideradas pela Defesa Civil da cidade como pontuais, como quedas de muros e de taludes em quintais.

Caso volte a chover forte, a recomendação é para que os moradores em áreas de risco procurem locais seguros, de preferência casas de parentes e amigos, recorrendo aos pontos de apoio apenas em situação extrema. A Defesa Civil de Nova Friburgo está com plantão 24 horas no telefone 199.

Em Petrópolis, também na região serrana, o prefeito Rubens Bomtempo e secretários municipais percorreram na manhã de hoje as áreas atingidas pelas chuvas da noite de sexta-feira (15) e da madrugada de ontem. De acordo com a prefeitura, desde a noite de sábado, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis opera em estágio de atenção, devido à diminuição das chuvas no município. Na madrugada de hoje não foram registradas ocorrências.

O balanço divulgado na manhã de hoje pela prefeitura de Petrópolis aponta de 367 ocorrências no município, a maior parte nos distritos, entre deslizamentos, alagamentos e inundações. Ao todo, foram 40 imóveis interditados, por falta de segurança, e 152 pessoas desalojadas, que foram levadas para casa de parentes.

Na capital fluminense,  chuva forte da madrugada de sábado provocou um vazamento que atingiu o centro cirúrgico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em Vila Isabel, zona norte da cidade.

A ala ímpar do centro cirúrgico ficou totalmente alagada, no momento em seria realizada uma cirurgia de emergência. A operação foi transferida para o lado par, que também apresenta goteiras.
De acordo com o hospital, o centro cirúrgico está interditado pelo menos até a próxima quarta-feira (20). Todas as cirurgias programadas foram suspensas.


Fonte: Chuva diminui, mas cidades serranas fluminenses permanecem em alerta

Edição: Wellton Máximo

Últimas notícias