Chuva forte alaga ruas e casas do Rio e da Baixada Fluminense

Publicado em 28/01/2016 - 16:30 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Chove forte em vários pontos do município do Rio de Janeiro e também na Baixada Fluminense. O Rio entrou em estágio de atenção para chuva moderada, ocasionalmente forte hoje (28) à tarde. O estágio de atenção é o segundo em uma escala de três e prevê alagamentos e deslizamentos isolados, além de transtornos que provoquem reflexos na mobilidade urbana.

De acordo com o com o Sistema de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ocorreram transbordamentos nos rios Pavuna (São João de Meriti), Capivari e Saracuruna (Duque de Caxias), Inhomirim (Magé) e Iguaçu (Nova Iguaçu), todos na Baixada Fluminense.

Na região serrana, o Rio Paquequer, em Teresópolis também está em estágio de atenção. No momento, chove forte nos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Santa Cruz, Bangu e Realengo, na zona oeste.

Em algumas ruas de Realengo, os bueiros entupidos provocaram alagamentos em algumas casas. O mesmo ocorreu em Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde moradores de várias ruas ficaram ilhados em decorrência de enchente. Em algumas dessas ruas a água chegou a atingir quase um metro.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, está operando com auxílio de instrumentos, mas, de acordo com técnicos da torre de operação, não houve atrasos nem cancelamentos de voos. O Aeroporto Santos Dumont, na região central da cidade, opera com voos visuai, já que a chuva não atingiu o centro do Rio com intensidade.

A prefeitura do Rio informou que não houve necessidade de acionar as sirenes do Sistema Alerta Rio, instalados em morros e favelas do Rio para alertar à população em caso de chuva forte e risco de deslizamento de terra.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias