Municípios do Rio recebem veículos para combate ao Aedes aegypti

Publicado em 26/01/2016 - 15:37 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Municípios da Baixada Fluminense e nove da região metropolitana do Rio de Janeiro receberam hoje (26) veículos exclusivos para o combate ao mosquito Aedes aegypti no estado. Cada região recebeu 13 carros. Ao todo, 170 carros foram adquiridos pelo governo estadual com verba do Ministério da Saúde para ações de vigilância.

O secretário de Saúde Estadual, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, disse que os veículos são fundamentais para possibilitar a mobilidade dos profissionais em campo. “Os carros representam o resgate da estrutura operacional das secretarias municipais de saúde. O dia a dia da vigilância envolve investigação domiciliar dos casos, atuação de equipes em campo, investigação de óbitos. Eles são imprescindíveis para darmos resposta às ações de vigilância”.

Teixeira Júnior informou que, além do combate ao foco do mosquito, a secretaria está padronizando a assistência dos casos com microcefalia em todo o estado, doença recentemente associada ao vírus Zika transmitido pelo Aedes aegypti. “Estamos diante de uma das maiores urgências em saúde pública das últimas décadas, com as ocorrências dos casos de microcefalia. Nesse cenário, precisamos dar a melhor assistência para a gestante e para a criança que venha a ser diagnosticada com microcefalia”, afirmou. “Montamos um protocolo com base nas diretrizes do Ministério da Saúde para que cada profissional da saúde saiba exatamente o que fazer com a gestante e para onde encaminhar a criança com microcefalia para que ela tenha a estimulação mais precoce possível”, ressaltou.


Fonte: Rio ganha veículos da Saúde no combate ao Aedes Aegypti

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias