Rio registra primeira morte por dengue neste ano

Publicado em 28/01/2016 - 18:08 Por Douglas Correa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Aedes aegypti

Prefeitura de Volta Redonda realiza nesta sexta ação de combate ao Aedes aegypti        Divulgação/Fiocruz

A primeira morte por dengue este ano no estado do Rio de Janeiro ocorreu na cidade de Volta Redonda, na região do Médio Paraíba. A vítima é um homem de 56 anos, que morreu no dia 19 deste mês, num hospital particular da cidade. Ao chegar ao hospital, com sintomas da doença, o paciente fez o primeiro teste rápido para dengue e deu positivo. Ele não resistiu à doença e morreu de dengue hemorrágica, de acordo com o atestado de óbito.

Com a suspeita do caso no primeiro teste, o material foi recolhido e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, ligado ao governo do Estado, mas o resultado do exame ainda não foi divulgado.

De acordo com a prefeitura de Volta Redonda, a vítima tinha um histórico de complicações de saúde. Era diabético e tinha feito a cirurgia de redução do estômago, mas não fazia um controle adequado. 

Como os casos de dengue estão aumentando muito este ano em Volta Redonda, a prefeitura fará amanhã (29), uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo a prefeitura, a ação deve mobilizar  mais de 2 mil pessoas em todo o município. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite a febre chikungunya e o vírus Zika.

"Todos nós estamos acompanhando a situação da dengue no Brasil e resolvemos nos antecipar e visitar todas as casas do município, convocando as pessoas para a luta contra a doença", disse o prefeito Antonio Neto. Ele informou que existem em Volta Redonda cerca de 500 casas fechadas, nas quais será preciso entrar para verificar se há necessidade de retirada de algum material. De acordo com o prefeito, uma lei municipal permite a entrada do Poder Público, em casos específicos, em casas fechadas, para verificar situações relacionadas à dengue.

Dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti em Volta Redonda revelam infestação de 4% do mosquito, índice considerado de alto risco para dengue. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).  

No ano passado, 23 pessoas morreram de dengue no estado do Rio, uma delas em Volta Redonda. Neste ano, já foram registrados na cidade 140 casos confirmados de dengue, número bem superior aos 35 casos notificados no mesmo período do ano passado.


Fonte: Rio registra a primeira morte por dengue este ano

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias