Você está aqui

Rua Aberta traz programação especial para aniversário da capital paulista

  • 25/01/2016 08h28publicação
  • São Paulolocalização
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil
Com 2,7 quilômetros e ligação com 11 faixas para bicicletas, a ciclovia da Avenida Paulista permite ao ciclista percorrer vias exclusivas das zonas oeste e sul da cidade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ciclovia da Avenida Paulista tem 2,7 quilômetros de extensão e ficará aberta das 10h às 18h neste feriado do aniversário da capitalMarcelo Camargo/Agência Brasil

O feriado do aniversário da cidade de São Paulo, comemorado hoje (25), terá a abertura de quatro novas vias para pedestres e ciclistas. As vias que participam do programa Rua Aberta, no total 25, têm programação especial para lembrar os 462 anos da cidade, com atividades de esporte, cultura e lazer, das 10h às 16h. Já a Avenida Paulista fica aberta das 10h às 18h, com a ciclofaixa de lazer ativada normalmente.

As novas vias que integram o programa a partir de hoje são a Rua Salvador Gianetti, em Guaianases; a Avenida Luiz Dumont Villares, em Santana; a Avenida José da Natividade Saldanha, na Freguesia do Ó, e a Avenida dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes.

Cerca de 30 atividades infantis foram programadas para esses locais. Algumas delas são as brincadeiras do grupo A Rua é de Brincar, das 10h às 16h, na Freguesia do Ó e em Cidade Tiradentes.

Música

A música também faz parte do Ruas Abertas, com 20 atrações, incluindo apresentações de cantores, como Pedro Carvalho e Pedro Pastoriz, e de bandas, como a Pequena Orquestra Interativa e o Picadinho da Velha.

Na apresentação Compasso Livre, o grupo Obra Aberta vai a espaços públicos e convida o público a compor, com gestos ou cartazes, uma música que é tocada instantaneamente pelos artistas. A intervenção ocorre ainda hoje no Jaçanã, às 12h.

Já no ritmo de Carnaval, o bloco de rua Agora Vai anima o público na rua aberta de Guaianases, às 12h. O grupo é formado por atores, músicos, bonequeiros e compositores e vai se apresentar durante uma hora. O bairro do M’Boi Mirim também terá programação carnavalesca, às 15h, com a orquestra de sopros e percussão Fervo da Vila, que leva a música e dança pernambucanas aos paulistanos.

Ainda na programação musical, mas fazendo uma mistura de blues e folk com a música regional brasileira, a Emblues Beer Band comemora o aniversário da cidade nas subprefeituras de Campo Limpo, às 11h, e da Freguesia do Ó, às 15h.

Outras atividades

Outros pontos da cidade também têm atividades neste feriado, como Clube Tietê, Centro Cultural da Juventude, Galeria Olido, Teatro Cacilda Becker, além de palcos de rua em Ermelino Matarazzo, Vila Guilherme, Glicério, Parelheiros e outros. A programação completa está no site da prefeitura.

Edição: Talita Cavalcante