Saúde confirma 2 casos de grávidas infectadas pelo vírus Zika no DF

Publicado em 08/01/2016 - 19:03 Por Aline Leal – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) confirmou hoje (8) que há duas grávidas infectadas pelo vírus Zika na capital federal: uma na região administrativa de Águas Claras e outra no Plano Piloto. As gestantes têm 36 e 29 anos e estão no segundo e no terceiro trimestre de gravidez. Segundo o Ministério da Saúde, além do DF, 19 estados já confirmaram a circulação do vírus.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Tiago Coelho, foi feita ultrassonografia na gestante mais jovem e o bebê que ela espera não tem microcefalia.

A paciente do Plano Piloto é o primeiro caso de infecção pelo vírus contraído no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde está investigando se a outra gestante contraiu a doença em Goiânia, onde passou as festas de fim de ano, ou no Distrito Federal. As outras duas ocorrências do vírus no Distrito Federal, notificadas no ano passado, foram de pacientes que contraíram a doença em outros estados.

A infecção das duas gestantes foi confirmada com exame PCR feito no Laboratório Central de Brasília. Um terceiro caso, de uma grávida de 37 anos, residente em Santo Antônio do Descoberto, município goiano no entorno do Distrito Federal, também foi confirmado hoje pelo Laboratório Central. Oito casos de suspeita de Zika estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde.

“Precisamos eliminar o vetor para que essas patologias não proliferem. O mais importante é combater o vetor”, disse, em entrevista coletiva, o subsecretário de Atenção à Saúde, Robinson Parpinelli.

Tiago Coelho informou que 500 agentes de vigilância ambiental estão atuando no combate ao mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal. Ele disse, porém, que seriam necessários 1.300 para a cobertura completa da região, mas que o governo não tem recursos para contratá-los. Segundo Coelho, para atenuar a lacuna, bombeiros e outros profissionais foram deslocados para complementar o combate ao mosquito, que além do vírus Zika, transmite a dengue e a febre Chikungunya.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias