Termina greve na GM de São José dos Campos

Publicado em 26/01/2016 - 11:55 Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Após uma semana de paralisação, os metalúrgicos da fábrica da General Motors, em São José dos Campos, voltaram hoje (26) ao trabalho. Eles aprovaram a proposta de acordo sobre o pagamento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2015.

Segundo o sindicato da categoria, os trabalhadores vão receber R$ 5,6 mil, a antecipação de 50% do décimo terceiro salário, além de terem a garantia de 60 dias de emprego ou salário. De acordo com o sindicato, GM vai pagar metade dos dias parados.

A greve foi deflagrada no dia 18 como forma de pressionar a montadora a elevar o valor da PLR. A empresa havia proposto o pagamento de R$ 4.250, mas aumentou o valor durante a audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas.

Por meio de nota, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, disse que a paralisação mostrou que os trabalhadores estão mobilizados para defender seus direitos."Foi uma greve forte. Os trabalhadores começaram o ano dando um recado claro para a GM. Eles não vão ceder a pressões e vão lutar por direitos e emprego."

A unidade que estava parada produz os modelos S10 e Trailblazer, além de motores e transmissão. O total de empregados chega a 4,8 mil trabalhadores, dos quais 600 estão em lay-off (com o contrato de trabalho suspenso) até o dia 31 de janeiro.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias