Você está aqui

Carnaval de rua em São Paulo termina com desfile de quase 30 blocos

  • 14/02/2016 12h01publicação
  • São Paulolocalização
Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil*

banner_carnaval_2016

Vinte e sete blocos, de um total de 384 que se cadastraram na prefeitura de São Paulo, desfilam hoje (14) em vários pontos da capital paulista ao longo do dia, encerrando o carnaval de rua da cidade. Entre eles, o bloco Vou de Táxi, criado em 2014, que reúne foliões na Avenida Faria Lima. Comandado pela banda Cubo Mágico, o bloco leva para a avenida músicas infantis que foram sucesso na década de 1990 nas vozes do grupo Balão Mágico e da apresentadora e cantora Xuxa, entre outros artistas.

Na Avenida Paulista, altura do número 1.682, entre as 12h e as 14h, estarão abertas inscrições para um concurso gratuito de fantasias de carnaval. Podem participar foliões de todas as faixas etárias. Os candidatos vão desfilar em frente à plataforma onde ficarão os jurados. No júri, estarão a cantora Tulipa Ruiz; a apresentadora e blogueira Mari Moon; a drag queen Ikaro Kadoshi; a arquiteta e urbanista Rossella Rossetto, entre outros.

Para essa festa, estão previstos dois bailes. Um deles, que deve começar no início da tarde, será promovido pelo coletivo urbano Calefação Tropicaos. Às 14h, se apresenta a Orquestra Voadora, banda musical carioca que tem no repertório sucessos da MPB gravados por Tim Maia e Jorge Ben Jor e hits internacionais, com roupagem carnavalescas, além de repertório próprio.

São Paulo - O bloco MinhoQueens se concentrou na Praça Marechal Deodoro e os foliões foram pela rua das Palmeias, até o Largo do Arouche (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram do carnaval de rua de São Paulo nos últimos dias, pelos cálculos da prefeituraRovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

No Parque Mário Covas, também na região da região da Avenida Paulista, haverá uma programação infantil com oficinas e bailinho de carnaval por volta das 16h, com o gupo Triii, que canta e conta histórias da cultura popular brasileira.

A Trupe Pé de Histórias apresentará marchinhas de Carnaval a partir das 14h30. Para encerrar o dia, o público infantil poderá acompanhar a história O Macaco e a Banana, interpretada pelo grupo Triii, às 16h.

Durante todo o dia, estão previstas ainda atividades paralelas às apresentações musicais, como brincadeiras tradicionais, oficinas de máscara e fantasia e de confecção de xequerê, um instrumento de origem africana. As crianças podem aproveitar o bailinho com suas bicicletas, participando da atividade Ciclofaixinha.

Segundo a prefeitura, nos últimos dias, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram do carnaval de rua da capital paulista.

*Colaborou Camila Boehm

Edição: Juliana Andrade