Crianças são elemento importante de mobilização contra o Aedes, diz Aldo em SP

"Elas chegam a sua casa, alertam os pais, as mães, os irmãos sobre a

Publicado em 19/02/2016 - 14:03 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo - Mobilização nacional contra o Aedes aegypti pelas ruas da comunidade de Heliópolis. Foi feita uma campanha de conscientização com panfletos para acabar com focos do mosquito (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Mobilização nacional contra o Aedes aegypti pelas ruas da comunidade de Heliópolis durante campanha de conscientização com panfletos para acabar com focos do mosquitoRovena Rosa/Agência Brasil

Equipes das Forças Armadas e agentes de saúde participaram nesta sexta-feira (19), na comunidade de Heliópolis, na capital paulista, do dia nacional de mobilização da educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus Zika e febre chikungunya. A ação envolveu também alunos e professores do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis.

“A presença das Forças Armadas reduz a desconfiança dos moradores”, disse o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, que também participou da ação. As equipes, crianças e o ministro percorreram as ruas de Heliópolis, distribuindo panfletos e levando informações à população com ajuda de um carro de som.

O ministro garantiu que não faltará recursos para o trabalho feito pelas Forças Armadas. Segundo ele, esta é a quarta etapa da mobilização nacional – que tem como foco escolas e estudantes – com objetivo de esclarecer sobre a eliminação da água parada dentro das casas. “As crianças constituem um elemento de mobilização das suas famílias. Elas chegam a sua casa, alertam os pais, as mães, os irmãos sobre a campanha que viram nas escolas, no alerta dos professores, dos agentes de saúde, das Forças Armadas”, ressaltou Aldo Rebelo. “Nas residências, estão de 70% a 80% dos criadouros dos mosquitos”, completou.

Orientação

São Paulo - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanha as ações em Heliópolis, pelas ruas da comunidade, na zona sul da capital paulista, durante mobilização nacional contra o Aedes aegypti (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanha as ações em Heliópolis, durante mobilização nacional contra o Aedes aegyptiRovena Rosa/Agência Brasil

Marília de Santis, gestora do CEU Heliópolis, destaca a importância de orientar as crianças, para que atuem como agentes na sociedade. “Elas levam a informação para a comunidade de um modo geral, para que a gente possa ter efetividade no combate ao mosquito, vetor de tantas doenças.”

Apenas na unidade de Heliopolis, estão matriculados 3,8 mil alunos. Entre esses estudantes está Serena Carvalho Araújo, de 10 anos. Ela disse que recebeu informação dos professores e que tem agido no combate ao mosquito. “Teve um dia na minha casa que vi um balde com água, falei pra minha mãe pra ela jogar aquela água fora”, contou.

Stefani Rodrigues dos Anjos, de 11 anos, também coloca em prática os aprendizados que recebe em sala de aula. “A dengue ainda não chegou à minha rua, mas eu cuido. Tiro até o lixo quando vejo espalhado pela minha rua.”

Neste dia nacional de mobilização nas escolas do país, outros 24 ministros visitam unidades de ensino em várias localidades do país. A presidenta Dilma Rousseff participa de atividade com alunos do Colégio Alfredo Vianna, no município baiano de Juazeiro. O vice-presidente Michel Temer participa da mobilização em Rio Branco (AC), cidade onde também terá agenda partidária.



Aldo Rebelo na mobilização contra o Aedes em Heliópolis

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias