Hospitais universitários de todo o país aderem a mutirão contra Aedes aegypti

Publicado em 04/02/2016 - 17:32 Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Hospitais universitários de todas as regiões do país atenderam aos apelos do governo federal para o combate ao Aedes aegypti e, durante toda a semana, mobilizaram seus funcionários em busca de possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor dos vírus da dengue, Zika e chikungunya.

Hoje (4), no último dia de inspeção no Hospital Universitário de Brasília (HUB), cerca de 20 funcionários de setores diversos, como administração, assistencial, ambulatório, enfermagem e segurança, participaram dos trabalhos nos prédios da odontologia. Apesar do dia de sol intenso, foram encontrados diversos pontos de água parada em bueiros, calhas de ar condicionado e canteiros.

"No primeiro dia em que participei, não acreditei na quantidade de lugares com água parada que encontramos. Eram copos, entulho, móveis, plantas, tudo acumulando água, especialmente no setor de manutenção do hospital", disse a auxiliar de enfermagem Solange de Carvalho, que ontem (3) também fez parte da inspeção.

A administração do HUB informou que, desde o último dia 29, quando começou a mobilização nacional, oito focos de reprodução de mosquito foram encontrados e devidamente sanados. "Foi uma vistoria do telhado ao porão", afirmou o gerente executivo do hospital, Paulo Castro.

"Tranquiliza quem está aqui esperando para ser atendido. Às vezes, a gente fica aqui um tempão parado, serve de prato cheio para as picadas, não é?", disse a paciente Suelen Almeida, de 39 anos, que aguardava uma consulta.

Pelo menos 37 hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, em 24 estados e no Distrito Federal, participaram do mutirão contra o Aedes aegypti. O faxinaço contra o mosquito em todos os órgãos federais foi convocado pela presidenta Dilma Rousseff na última sexta-feira (29).

>> Leia mais matérias da Agência Brasil sobre o tema

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias