Ipiranga e Cidade Ademar deixam estado de alerta após chuva forte em São Paulo

Publicado em 17/02/2016 - 18:52 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Depois de chuvas fortes, as regiões do Ipiranga e da Cidade Ademar deixaram o estado de alerta por volta das 17h30 de hoje (17). O estado de alerta foi determinado nas duas regiões por volta das 17h,  por causa do transbordamento dos córregos Ipiranga e Zavuvús. O estado de alerta, o último na escala para chuva [observação, atenção e alerta], ocorre em casos de transbordamentos de rios e córregos.

A região de Itaquera, na zona leste, entrou em estado de alerta por volta das 17h53 por causa do transbordamento do Córrego Rio Verde. Neste momento, no entanto, as chuvas são leves na capital. Apenas em alguns pontos da zona leste as chuvas seguem de forma moderada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chuvas provocaram a queda de 21 árvores e de seis fiações elétricas. O órgão registrou ainda oito ocorrências com alagamentos.

Por volta das 18h de hoje, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) registrava cinco pontos de alagamento intransitáveis na capital: na Rua Padre Viegas de Menezes, em Itaquera; na Avenida Atlântica, na Capela do Socorro; na Praça Dom Francisco de Sousa e na Avenida Interlagos, em Santo Amaro; e na venida Professor Abrahão de Moraes, na região do Ipiranga.

Mais cedo, um dos pontos de alagamento provocou a interrupção da linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entre as estações Mauá e Ribeirão Pires. Ônibus foram acionados no local para atender os passageiros dos trens. Na linha 11-coral da CPTM, a linha também foi interrompida por causa de alagamento entre as estações Guaianases e Poá.

Já a região do Aeroporto de Congonhas apresentou rajadas de vento de 63km/h, o que provocou o fechamento do aeroporto para aviões em aproximação (ou pousos) entre as 16h40 e 17h04. Nesse período, as decolagens eram definidas a critério dos comandantes.

A previsão dos meteorologistas do CGE é que, próximos dias, o tempo siga instável sobre a capital.
 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias