Zika: ministro não acredita que países desistam de participar da Olimpíada

Publicado em 16/02/2016 - 15:53 Por Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, fala à imprensa sobre a execução, pela Justiça da Indonésia, do cidadão brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo tem tomado medidas que terão resultados positivos, disse o ministroMarcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não acredita em desistência de países estrangeiros em participar da Olimpíada por causa do vírus da Zika no Brasil. Ele disse hoje (16) que não foi procurado por representante de outros países preocupados com o aumento de casos da doença. A doença pode estar relacionada a casos de microcefalia, uma malformação em que o bebê nasce com crânio de tamanho menor que o normal e desenvolve problemas cognitivos.

“Não haverá desistências e não há preocupação alguma”, disse o ministro, no Rio de Janeiro, após palestra no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). “Todas as medidas implementadas produzirão resultados positivos e os Jogos Olímpicos serão realizados no Rio de Janeiro, com certeza absoluta”, afirmou, em entrevista à imprensa, no Palácio Guanabara.

Mauro Vieira falou que a preocupação com o Zika é global e reforçou que o governo brasileiro tem tomado medidas para combater o vírus. Entre elas, citou o mutirão com cerca de 200 mil homens das Forças Armadas, no último sábado (13), para orientar para o combate a criadouros de mosquito transmissor do vírus e de outras doenças e fazer inspeção em imóveis.

Vieira também revelou que, desde que a epidemia surgiu, os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos decidiram criar uma vacina. “A presidenta Dilma [Rousseff] logo no início ligou para o presidente [Barack] Obama e estabeleceram uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e os órgãos brasileiros para desenvolver uma vacina”, informou.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias