Trem da Prevenção orienta usuários sobre zika e aids no Rio

Publicado em 03/02/2016 - 14:07 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SuperVia realizou hoje (3) mais uma edição do Trem da Prevenção. No fim da manhã, ao som de marchinhas de carnaval, o bloco formado por profissionais de saúde embarcou em uma das composições da companhia para orientar os passageiros sobre ações de saúde e prevenção de doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação ocorre todos os anos, sempre às vésperas do carnaval.

O trem partiu da Estação Engenho de Dentro rumo à Central do Brasil e foi precedido por ações de distribuição de material informativo sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya; tabagismo; orientações sobre saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos; e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos.

Durante toda ação, equipes de agentes comunitários e educadores em saúde, agentes de vigilância em saúde, funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), drag queens e integrantes do Grupo Pela Vida promoveram esquetes e cantaram paródias de marchinhas de carnaval sobre os temas que envolvem a campanha (dengue, febre chikungunya e DST/aids).

No percurso, os educadores de saúde distribuíram preservativos e material informativo sobre a prevenção das doenças, além de orientar os usuários sobre as formas de transmissão das doenças. Agentes da Vigilância Sanitária também acompanharam a viagem e, no local, informaram aos passageiros sobre cuidados com a escolha e a conservação de alimentos nos dias de forte calor.

Simultaneamente à ação do Trem da Prevenção, 20 agentes de vigilância ambiental em saúde fizeram vistorias em imóveis em torno do Engenho de Dentro em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias