Você está aqui

Rio 2016 recebe inscrições de voluntários para Jogos Olímpicos e Paralímpicos

  • 14/03/2016 17h25publicação
  • Rio de Janeirolocalização
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
rio2016_banner

 

Quem quiser fazer parte do elenco de voluntários que vão participar das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em agosto e setmbro deste ano, poderá se inscrever até o início de abril próximo no portal www.rio2016.com/elencodecerimonias e também pelo 'e-mail'  elenco@cc2016.com.br ou, ainda, pelo telefone 21-2553-2016.

A informação foi dada hoje (14) pelo diretor de cerimônias dos Jogos, Leonardo Caetano. Até agora, o Comitê reuniu quase 10 mil voluntários, “mas, na verdade, a gente espera buscar 15 mil voluntários, porque sempre tem uma sobra, já que as pessoas não podem fazer o processo inteiro. E nós sabemos que quanto mais gente fizer o processo, melhor vai ficar o nosso elenco. Por isso, esperamos  fazer esse processo com 15 mil pessoas”, disse Caetano. Os voluntários têm que ter pelo menos 16 anos completos até o início de abril e disponibilidade para ensaiar.

Cerca de 100 audições para seleção de voluntários foram efetuadas até hoje, sendo algumas especiais para grupos de skatistas, dança de rua e Baile Charme de Madureira. O diretor está programando, para os próximos dias, audição especial com o pessoal de escolas de samba.

Neste mês de março, as audições ocorrem no Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), em Laranjeiras, de quarta a segunda-feira. O plano, informou Leonardo Caetano, é fazer audições até o final de março ou começo de abril, “porque depois, é preciso começar a ensaiar”. O roteiro das quatro festas, entretanto, já está pronto. O elenco de voluntários deve estar fechado até o final de abril, para dar início à produção e aos ensaios.

Os candidatos não necessitam ter experiência anterior ou habilidade artística. “Tem espaço para todo mundo”, destacou Caetano. Os voluntários se somarão ao elenco de 300 profissionais que estão trabalhando para as cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incluindo bailarinos, músicos, cenógrafos, “gente ligada profissionalmente à produção”, segundo o diretor.

Os candidatos com perfis variados estão sendo selecionados por uma equipe coordenada pelas diretoras de coreografia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Deborah Colker e Cassi Abranches, respectivamente. Os especialistas Bryn Walters (inglês) e Steven Boyd (americano) são responsáveis por transformar a coreografia em movimento de massa, informou a assessoria de imprensa do Comitê Rio 2016.

Na direção artística dos Jogos Olímpicos estão os diretores Andrucha Waddington, Daniella Thomas e Fernando Meirelles, na solenidade de abertura, no dia 5 de agosto próximo, enquanto a carnavalesca Rosa Magalhães vai cuidar do encerramento. Já os Jogos Paralímpicos ficarão sob a responsabilidade de Vik Muniz, Fred Gelli e Marcelo Rubens Paiva. O produtor Abel Gomes é o executivo de criação.

Edição: Jorge Wamburg