Evento celebra parceria entre a Rio 2016 e países de língua francesa

Publicado em 18/03/2016 - 14:13 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

Com uma apresentação musical nesta sexta-feira (18), os promotores dos Jogos Olímpicos Rio 2016 celebraram uma parceria com a Organização Internacional da Francofonia (OIF), órgão internacional que congrega países que usam a língua francesa como a oficial. A OIF é uma das parceiras do Olimpíada desde 2004.

Jovens cariocas do projeto Transforma, organizado também pelos responsáveis pelos Jogos Olímpicos, interagiram com os músicos da OIF durante a apresentação, de modo a conseguir contato direto com outro tipo de cultura.

O diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada, esclareceu a importância que o diálogo terá durante os meses que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estiverem sendo realizados. Segundo ele, saber falar bem o francês e se conectar com outras culturas fará a diferença.

Espírito olímpico

“Além disso, fica um legado cultural para a gente. Alunos do projeto Transforma com conhecimentos do francês poderão fazer estágio no país. Então, estreitarmos esses laços é primordial para falarmos a língua com fluidez e nos conectarmos com países que adotam essa língua como oficial”, disse Andrada.

Chef de cozinha respeitado em todo o mundo e padrinho do Time Brasil durante os Jogos, Claude Troisgros recebeu uma homenagem durante o evento e falou no que a parceria beneficiará os brasileiros e também os franceses que moram e virão ao Rio.

“Fortalecerá o espírito olímpico, a união que esses dois povos têm e também o carinho de ambos. A meu ver, essa parceria Brasil- França já existe faz tempo. É apenas um fortalecimento de um amor de longa data. Ter sido homenageado e ser escolhido da delegação brasileira nos Jogos só ilustra bem isso. Não sei nem pra quem vou torcer nas Olimpíadas, se para o Brasil ou para a França.”

Os Jogos Olímpicos serão realizados entre 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro, enquanto os Paralímpicos acontecerão entre 7 e 18 de setembro. Mais de 10 mil atletas de 205 países são esperados na cidade.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias