Instituto Federal de Educação mobiliza 10 campi no combate ao Aedes no Ceará

Publicado em 11/03/2016 - 12:56 Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil - Fortaleza

Dez dos 27 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se mobilizaram nesta sexta-feira (11) atendendo ao chamado nacional para o combate aos focos do Aedes aegypti nos prédios públicos federais.

Palestras, oficinas, panfletagem e visitas na comunidade foram algumas das atividades realizadas durante o dia. Em Fortaleza, houve uma palestra com a médica do campus sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, reforçando a necessidade de não deixar o mosquito nascer. No interior, alunos e servidores se mobilizaram para visitar casas distribuindo panfletos informativos.

O IFCE tem campi em 27 cidades do Ceará, onde estudam 24 mil alunos e trabalham 2,8 mil professores e técnicos administrativos.

O instituto possui comitês locais nos campi para desenvolver ações contínuas de prevenção do vetor da dengue, chikungunya e zika. “Verificamos com frequência os locais onde podem estar focos do mosquito, os alunos também atuam como multiplicadores e realizam oficinas na hora do intervalo entre as aulas e, quando há dias de mobilização, nos unimos às comunidades e às escolas municipais para realizar ações mais amplas”, disse a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq, coordenadora do comitê central.

O IFCE é um dos cerca de 20 órgãos públicos federais no estado que se organizaram para promover atividades de intensificação no combate ao Aedes aegypti. “A ação de hoje é tanto educativa, distribuindo material educativo para os usuários dos órgãos, como de conscientização interna, com os servidores. Vamos também montar brigadas, com pessoas que vão cuidar da manutenção dos prédios públicos para evitar a proliferação do mosquito”, destacou o coordenador do Comitê Gestor de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, Moacir Tavares.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias