Mais de mil disputam vagas de trabalho para a Olimpíada

Publicado em 15/03/2016 - 12:36 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

rio2016_banner

 

A fila de interessados na capacitação técnica profissional para as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, no Largo da Carioca, centro do Rio, era tão longa na manhã de hoje (15) que as inscrições começaram uma hora mais cedo. Havia mais de mil candidatos na fila sob sol. Muitos retornaram para casa sem se inscrever porque foram distribuídas somente 750 senhas para o cadastro. Não foi o caso da estudante Ana Luísa Mendes, 22 anos. Ela e amigas chegaram ao local às 7h, três horas antes do horário marcado.

“A gente sabia que teria muita gente e nos prevenimos para não perder o horário. Além disso, tem trânsito e coisas acontecem no caminho”, disse. Desempregada, uma vaga nas Olimpíadas representa para ela a possibilidade de ter uma carreira profissional. “Gosto de esporte e tenho um filho. Quero dar uma oportunidade melhor para ele. Sou jovem e tenho uma vida inteira pela frente”.

Inglês e prática esportiva

Os cursos incluem aulas de inglês, de auxiliar de administração esportiva, de prática esportiva e de organização de eventos. Tainá da Silva Moraes, 19 anos, também está sem trabalho e disse que precisa de renda para ajudar a mãe. “Ela começou a trabalhar agora, mas ainda não tem renda fixa”, afirmou.

Yandara Farias dos Reis, 22 anos, saiu de casa às 5h, em Itaboraí, região metropolitana. “Estou desempregada há algum tempo. Além disso, há a oportunidade de aprender inglês e, mesmo sendo só para a Olimpíada, depois, com o curso, fica mais fácil buscar alguma coisa fixa”.

”Eles vão receber (um salário), na verdade, para fazer um curso de qualificação profissional em três áreas: auxiliar de administração esportiva, auxiliar de prática esportiva e auxiliar de organização de eventos esportivos”, informou à Agência Brasil o secretário municipal de Trabalho, Augusto Ribeiro. No final, após serem certificados pelo IFRJ, os jovens estarão aptos a trabalhar nesses segmentos.

O secretário destacou que uma etapa prática do curso será feita durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Hoje, foram distribuídas 850 senhas no Largo da Carioca, no centro da cidade, superando as 750 previstas inicialmente, o que levou a coordenadora de Planejamento de Projetos da secretaria, Daniele Almeida, a comemorar o sucesso da iniciativa. “Foi maravilhoso, acima das nossas expectativas. Estamos recebendo um quantitativo maior de jovens do que nós esperávamos. Muita gente foi embora porque não conseguiu senha”, comentou.

Na quinta-feira (17), haverá nova inscrição, agora no calçadão de Campo Grande, zona oeste do Rio. A segunda fase terá dinâmica de grupo e entrevista na última semana de março. Serão selecionados 450 candidatos.

Garantias

A coordenadora de planejamento de projeto da Secretaria Municipal e Trabalho e Emprego, Daniele Almeida, informou que todos os aprovados terão carteira assinada, salário proporcional por hora trabalhada, transporte e bolsa formação de R$ 12 por dia de aula “O projeto tem uma parte teórica de 400 horas e uma parte prática na Rio 2016, durante o período de 2 de maio a 15 de dezembro”, explicou.

“Eles vão trabalhar na organização do evento e distribuição de tíquetes dos jogos. A prioridade é o atendimento ao público. Terminando os jogos, eles retornam à sala de aula para terminar a formação e serão certificados com o curso de Organizador de Eventos”, disse Daniele.

Os candidatos precisam ter entre 18 e 22 anos, ensino médio completo e disponibilidade de tempo durante o dia até o fim do ano. Os documentos necessários para o cadastro são identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho, comprovante de residência e certificado ou declaração de conclusão do ensino médio.

O curso é fruto do projeto Pronatec - Jovem Aprendiz do Desporto, decorrente de parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Comitê Rio 2016,  Ministério do Trabalho e Instituto Federal do Rio de Janeiro.

*Colaboraram Alana Gandra e Tâmara Freire, repórter do Radiojornalismo

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias