Ministra reforça ação contra o Aedes aegypti em Minas Gerais

Publicado em 11/03/2016 - 16:26 Por Léo Rodrigues – Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, visitou nesta sexta-feira (10) as instalações da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, em mais uma ação do governo federal de combate ao mosquito Aedes Aegypti em prédios públicos. Na ocasião, ela destacou a parceria de sua pasta com o Ministério da Saúde, que já apresentou resultados, como a distribuição de repelentes para gestantes beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

A Faculdade de Medicina da UFMG vem desenvolvendo diversas ações contra o mosquito transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya. Na área externa do edifício, as luminárias do jardim foram vedadas e também foi realizada a instalação de placas informativas.

Igualdade Racial

Além da ação contra o Aedes aegypti, a ministra participou da entrega de equipamentos doados pelo governo federal aos conselhos tutelares de 38 municípios de Minas Gerais. Cada um recebeu um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador.

Em seguida, ela se encontrou com o governador Fernando Pimental para a assinatura do termo de adesão de Minas Gerais ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Criado por meio do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2010, esse sistema busca organizar e articular políticas e serviços voltados para a superação das desigualdades raciais em todo o país.

A adesão é voluntária. Segundo a ministra, quase 100 estados e municípios já aderiram ao Sinapir. "O sistema ainda é novo, mas esperamos que ele se alastre pelo Brasil, descentralizando as medidas de combate da desigualdade racial", disse.

O Sinapir vem abrindo editais para seleção de projetos que englobem o poder público e as universidades. Outra ação prevista pelo sistema é estimular a criação nas cidades dos conselhos de promoção da igualdade racial. Segundo o secretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Nilmário Miranda, apenas 34 dos 853 municípios do estado possuem conselho.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias