Pentatlo moderno reabre o Centro Aquático de Deodoro

Publicado em 10/03/2016 - 15:13 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

rio2016_banner

Cerca de 180 atletas de 37 países iniciaram hoje (10) a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Complexo Esportivo de Deodoro, onde os ministros do Esporte, George Hilton, e da Educação, Aloizio Mercadante, participaram da solenidade de entrega do Centro Aquático de Deodoro.

As piscinas serão usadas na copa do mundo da modalidade, que inclui provas de esgrima, hipismo, corrida combinada ao tiro a laser. O evento-teste vai até o próximo dia 14 e os atletas somarão pontos para o ranking mundial em que disputam classificação na Olimpíada do Rio.

A primeira etapa da Copa do Mundo foi no Egito, em fevereiro, e, depois do Rio, haverá  duas etapas previstas na Itália e na Hungria. A final está marcada para 6 a 9 de maio, nos Estados Unidos.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, disse que a área contribuirá para o bairro de Deodoro, uma das regiões mais pobres da capital. “Será um legado muito especial para essa área da cidade, pois aqui temos o maior número de jovens com menos de 18 anos”, disse o Nuzman. Ele disse que a instalação será aproveitada para projetos de formação de novos atletas.

O ministro do Esporte acrescentou que, além dos projetos sociais, o centro aquático servirá ao esporte brasileiro: “Vamos ter a utilização desses espaços para atletas de alto rendimento, mas também para a formação de grandes atletas”.

 

Rio de Janeiro - Com a presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e do Esporte, George Hilton, o Comitê Organizador Rio 2016 recebe Centro Aquático do Complexo Esportivo de Deodoro (Tânia Rêgo/Agênc

Os ministros Aloizio Mercadante e George Hilton participaram da entrega do Centro Aquático do Complexo Esportivo de Deodoro ao  Comitê Organizador da Rio 2016  Tânia Rêgo/Agência Brasil

Competição de alto nível

Ao todo, 32 dos 40 atletas classificados para a Olimpíada 2016 estão na etapa carioca da Copa do Mundo, incluindo os pódios masculino e feminino dos jogos de Londres. A brasileira Yane Marques, medalhista de bronze na última Olimpíada, também participa da disputa.

Além do centro aquático, a copa do mundo acontecerá na Arena da Juventude (esgrima) e no Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida). O centro aquático foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, e recebeu reformas calculas em R$ 4,4 milhões para ser usado na Olimpíada. 

Edição: Beto Coura

Últimas notícias