Procon faz mutirão no Rio para comemorar Dia do Consumidor

Publicado em 15/03/2016 - 11:17 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O serviço estadual de proteção ao consumidor, Procon-RJ, faz hoje (15) um mutirão para ajudar na resolução de problemas do cliente com os representantes de 14 empresas. O mutirão faz parte das comemorações do Dia do Consumidor, celebrado nesta terça-feira.

A coordenadora de atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella, disse que a ideia da ação é ajudar o consumidor a resolver suas pendências, mesmo com empresas que não estejam presentes no mutirão.

“O foco é ajudar o consumidor. Sempre existe a possibilidade de negociação e o caminho que todos aqui buscam é um consenso. Por mais que tenhamos 14 grandes empresas presentes, é claro que pode acontecer de algumas pessoas não encontrarem representantes daquelas com as quais tiveram problemas. Mas, ainda assim, a gente convida a vir, pois, por mais que determinada loja, marca, etc, não esteja por aqui, os problemas podem ser resolvidos”, disse.

A comerciante Maria da Penha da Silva contratou um serviço de internet e telefone, porém, segundo ela, apenas o segundo foi instalado, sendo que a quantia cobrada segue referente aos dois serviços. “E o pior é que nem o telefone tem funcionado mais. É uma quantia cara que eu pago, e já paguei, por um serviço que nunca tive. Eles marcam uma visita em minha casa, mas nunca aparecem. É uma pouca vergonha! Mas tenho certeza que vou conseguir cancelar e pegar meu dinheiro de volta através dessa ação de hoje”, afirmou.

O consumidor que quiser aproveitar o mutirão, no Largo da Carioca, das 9h às 17h, dever levar documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e os comprovantes das compras ou contas que quer resolver.

Em paralelo à ação do Procon-RJ, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realiza, também no Largo da Carioca, das 9h às 17h, uma ação para conscientizar a população na compra de combustíveis. Técnicos da agência farão demonstrações de testes que podem ser exigidos pelo consumidor ao abastecer seu carro, como é o caso do que avalia se o teor de etanol anidro na gasolina está dentro do limite de 27%. O teste de vazão verifica se a bomba abastecedora fornece o mesmo volume que está sendo registrado.

O fiscal da ANP Paulo Iunes destacou que os consumidores que passarem pelo Largo da Carioca também serão informados sobre os cuidados ao comprar botijões de gás para uso doméstico. Segundo ele, alguns estabelecimentos negligenciam esses produtos, o que pode causar sérios danos dentro de casa.

“Muitos locais acabam lesando a manutenção dos botijões. Por isso, estamos aqui recomendando que os consumidores nunca, em hipótese nenhuma, comprem quando o objeto estiver amassado ou, especialmente, com o lacre de segurança violado. A mangueira que transporta o gás também é importantíssima, pois ela tem validade, e estando fora dela, causa vazamento, o que proporcionaria um acidente gravíssimo dentro de casa. Caso a população constate algumas dessas situações em determinadas lojas, deve nos procurar pelo telefone 0800 970 0267 que iremos até o local”, acrescentou.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias