Resolução revoga uso do volume morto do Sistema Cantareira

Publicado em 08/03/2016 - 12:14 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) publicada hoje (8) no Diário Oficial da União revoga autorização para uso do volume morto no Sistema Cantareira.

Segundo o texto, os órgãos levaram em conta a recuperação dos volumes do sistema no período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, totalizando um armazenamento de 23,4% do volume útil em 29 de fevereiro.

A ANA e o Daee também basearam a decisão em simulações de evolução do armazenamento do Sistema Cantareira até dezembro de 2016 que indicam que não haverá necessidade de utilizar os volumes armazenados nos reservatórios que integram o sistema, situados abaixo dos níveis mínimos operacionais.

Ontem (7), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a Grande São Paulo não enfrenta mais problemas de falta de água. “Essa questão não tem mais risco, mesmo que haja seca. E teremos a partir do ano que vem uma superestrutura em São Paulo. A região metropolitana estará bem preparada para as mudanças climáticas, teremos mais resiliência”, afirmou.

Segundo o governador, os reservatórios que abastecem a metrópole estão em níveis seguros. Ele destacou que a partir do ano que vem devem ser concluídas as obras para aumentar a oferta de água para a região. “Nós teremos a chegada do novo sistema, da PPP [Parceria Público-Privada] do [rio] São Lourenço, que é um sistema novo, água nova, 6,4 metros cúbicos por segundo. E talvez, ainda no ano que vem, tenhamos a ligação do Paraíba do Sul com o Cantareira, outro reforço superimportante”, disse.

O uso da primeira e da segunda cotas da reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira foi autorizado em 2014, no auge da crise hídrica em São Paulo. O sistema abastece, atualmente, cerca de 5,4 milhões de pessoas. Antes do início da crise de abastecimento, o Cantareira garantia água para quase 9 milhões de pessoas em toda a Grande São Paulo.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias